Em Porto Velho, atendimento via telemedicina facilita acesso da população aos serviços especializados; saiba como ser atendido
Desde o início da execução do serviço, em 2022, quase 5 mil atendimentos foram realizados
Pacientes residentes em Porto Velho que necessitam de atendimento médico com especialistas, podem ser atendidos através do programa Telemedicina, executado pela Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Hospital Albert Einstein. O projeto é oferecido para toda a população.
O programa, do Ministério da Saúde, é executado e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desde 2022. A iniciativa já realizou aproximadamente 5 mil atendimentos desde a implantação.
Como funciona o atendimento?
Para ter acesso ao serviço de Telemedicina, o paciente deve dar entrada na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, onde será avaliado pelo médico clínico geral. Se necessário, este profissional irá encaminhar o usuário para uma das especialidades oferecidas pelo programa.
Através da Telemedicina, os pacientes podem ser atendidos com as seguintes especialidades:
Cardiologia
Endocrinologia adulto
Endocrinologia pediátrica
Gastroenterologia pediátrica
Infectologia adulto
Neurologia adulto
Neuropediatria
Pediatria
Pneumologia adulto
Psiquiatria
Reumatologia
Todos esses serviços são oferecidos de forma gratuita para a população. O atendimento é realizado por um médico especialista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, através de videoconferência, contando, também, com a presença de um médico clínico geral responsável por sanar possíveis dúvidas e prescrever as medicações recomendadas pelo especialista.
Helison Ribeiro, diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac), explica que “o serviço funciona de forma completa e efetiva. As consultas duram em média 30 minutos, onde o médico especialista passa toda a orientação necessária ao paciente. Nesses mais de dois anos de implantação, os resultados mostram que o projeto é bom e fundamental para a saúde pública”.
Através da Telemedicina, o paciente que aguardava atendimento na fila do Governo do Estado, passou a ter uma outra opção para ser atendido com o especialista. A iniciativa trouxe melhorias, principalmente, para o usuário.
Em Porto Velho, 8 unidades realizam os serviços de Telemedicina, sendo 4 na zona urbana e 4 na zona rural:
Centro de Especialidades Médicas (CEM)
USF Areal da Floresta
USF Maurício Bustani
USF José Adelino
USF de Extrema (distrito)
USF de Jaci-Paraná (distrito)
USF União Bandeirantes (distrito)
USF Maria N da Silva (distrito de Nazaré)
Além disso, o município foi contemplado com três novos pontos de instalação da Telemedicina. Segundo o diretor do Drac, Helison Ribeiro, “a Semusa está estudando quais unidades receberão o serviço em breve”.
SUS Digital
O processo tecnológico na saúde de Porto Velho também avança com a adesão do Programa “SUS Digital”, do Ministério da Saúde. O projeto é uma iniciativa que também oferece serviços de telemedicina, onde irá ampliar os atendimentos nas zonas urbana e rural.
A proposta já foi preenchida pela Semusa e está na fase de implantação junto ao Ministério da Saúde.
Crise Hídrica: produtores rurais são orientados pela Emater à preservação e restauração de nascentes
Campanha conta com uma programação diversificada, que incluiu a abertura oficial nesta terça-feira (8), com distribuição de laços rosa e materiais informativos
Ações de conscientização e cuidados à saúde são destacadas em abertura da Campanha Outubro Rosa
Campanha conta com uma programação diversificada, que incluiu a abertura oficial nesta terça-feira (8), com distribuição de laços rosa e materiais informativos
Como planejar um negócio de sucesso
Exemplos de empresas como Nubank, Spribe e iFood demonstram que, com a abordagem certa, é possível transformar uma ideia em um empreendimento próspero
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook