Em Rondônia, mais de 460 mil pessoas precisam voltar para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19
Até o momento, em Rondônia, 1.151.410 pessoas tomaram a primeira dose da vacina
Governo alerta para que as pessoas retornem a uma Unidade de Vacinação para a segunda dose e completar o esquema vacinal
A população de Rondônia avança no sentido de se imunizar contra a covid-19. Até o momento, 1.151.410 pessoas tomaram a primeira dose da vacina, o que corresponde a 89% da população vacinável, no entanto somente 691.226 tomaram a segunda dose. Dessa forma, fazendo as contas, 460.184 pessoas ainda precisam retornar a uma Unidade de Vacinação para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal. É o que alerta o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Os números estão baseados nos dados do Painel Covid-19, que reúne informações diversas sobre vacinação e sobre a incidência da covid-19 no Estado. O diretor geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, lembra que há vacinas disponíveis em todos os municípios e que a população deve ficar atenta à redução do intervalo entre primeira e segunda dose, para 28 dias.
A diminuição do intervalo vacinal, ocorreu mediante acordo recém firmado entre Estado e municípios. “O Estado de Rondônia não enfrenta dificuldades em relação à quantidade de vacinas disponíveis. Muito pelo contrário, havia municípios que acenavam para a possibilidade de ter imunizantes em estoque, o que não pode, por isso decidimos pela antecipação da segunda dose”, discorreu o diretor.
Outra medida que pode contribuir com a aceleração da vacinação contra a covid-19, é a liberação da terceira dose (dose de reforço), para os públicos que completarem 180 dias entre a segunda e terceira doses, desde que haja imunizantes em quantidade suficiente no município. É que pelo Ministério da Saúde, as doses enviadas para reforço, são destinadas prioritariamente para idosos e pessoas imunossuprimidas. “Entramos nesse acordo para que maior número de pessoas sejam imunizadas, mas o atendimento a essa decisão, vai depender da quantidade de imunizantes disponível em cada Município. Essa realidade varia”, reforça o diretor.
Mesmo que o Estado tenha acenado para a liberação da terceira dose, ainda assim, os municípios seguem à risca, o preenchimento das doses no cartão de vacinação e por isso, seguindo a ordem da administração das doses. Já completou 180 dias de vacinados, os idosos, profissionais de Saúde e população indígena, que foram os primeiros grupos a serem vacinados.
Até o momento, em Rondônia, 1.151.410 pessoas tomaram a primeira dose da vacina, 691.226 (53,4%) tomaram a segundas dose do imunizante. Os vacinados com a dose única foi de 31.404 (2,4%) e 21.055 pessoas receberam a terceira dose (reforço).
O Governo de Rondônia, por meio da Agevisa, reforça a campanha permanente, motivando a adesão da vacinação por parte da população, tendo em vista ser a medida adotada para evitar a propagação do coronavírus. “Não cansamos de pedir à população: se vacine e se já completou 28 dias que tomou a primeira dose da vacina, volte à Unidade de Vacinação mais próxima de sua casa e complete o esquema vacinal”, orienta o diretor.
Coren Rondônia afirma compromisso com a segurança de profissionais da Enfermagem
Na oportunidade, uma recomendação foi encaminhada à direção com a orientação para a constituição de um grupo de trabalho e a elaboração de estratégias para o acolhimento terapêutico
É válida a cobrança de honorários advocatícios contratuais cumulados com assistenciais, afirma TST
Em sua argumentação, o MPT denunciava o sindicato de estar descontando 15% a título de honorários advocatícios contratuais dos créditos recebidos pelos filiados em uma ação coletiva
Audiência do Ministério da Justiça debate Lei do Superendividamento
Lei ainda precisa de regulamentação para ser aplicada
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook