Embaixador de Israel conhece feitos de Marechal Rondon durante visita ao memorial em Porto Velho

O embaixador de Israel ficará em Rondônia ao longo de três dias e ainda visitará Jaru e Ariquemes. O intuito é avaliar oportunidades comerciais, visando a exportação de carnes e peixes ao seu país

Emanuelle Pontes Fotos: Esio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 26 de outubro de 2020 às 15:10
Embaixador de Israel conhece feitos de Marechal Rondon durante visita ao memorial em Porto Velho

Yossi Shelley ficou encantado com história do Cândido Mariano da Silva Rondon, marechal que deu origem ao nome do Estado de Rondônia

O Embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, chegou na capital de Rondônia na manhã de segunda-feira (26) por volta das 11h e foi recepcionado pelo governador coronel Marcos Rocha, junto à primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha. Em sua primeira visita ao Estado, o embaixador e sua comitiva conhecem o Memorial Rondon, museu que traz referências históricas sobre a expedição de Marechal Rondon, pacificador que deu origem ao nome do Estado, e sobre a antiga vila de Santo Antônio do Rio Madeira.

O Memorial Rondon foi re-inaugurado em 2018 e é um atrativo turístico do Estado que preserva a história do antigo território de Rondônia cuja manutenção e gestão são geridas pela Secretária Estadual de Turismo (Setur). No local, abriga memorabilias e registros sobre a trajetória e vida do marechal. Defronte o museu, Yossi Shelley inaugura, com a primeira visita, a sala que contém uma mapa com potencialidades turísticas de municípios rondonienses como hotéis dentro da floresta, pesca esportiva, construções históricas etc.

Governador e a primeira dama receberam broches com a bandeira do Brasil e Israel, representação da relação harmoniosa entre os dois países

Durante toda a visita, o governador, junto à primeira-dama, e o embaixador de Israel com a primeira secretária assistem a apresentação conduzida pelo Lourismar Barroso, professor que já recebeu a medalha “Marechal Rondon” por ter elevadas pesquisas acerca da história do Cândido Mariano da Silva Rondon. Com quatro livros publicados, o professor tem vasto conhecimento também sobre toda a história do Estado, em especial do Real Forte Príncipe da Beira.

Na sala ‘cinematográfica’, em vídeo, o secretário estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior tomou a frente e apresentou os atrativos que podem ser encontrados no Estado. Inclusive, no final da visita entregou uma réplica em miniatura da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o livro “Rondônia tem tudo” que faz parte do Plano de Retomada do Turismo no Estado, entregue em quase todos os municípios.

Já o professor presenteou o embaixador de Israel com alguns de seus livros, bem como uma estatueta do Marechal Rondon de resina com moldes de gesso. “O presente é para que o embaixador de Israel possa lembrar do povo de Rondônia, esse povo maravilhoso, guerreiro e pioneiro”, comenta.

Estatueta do Marechal Rondon foi entregue ao embaixador de Israel para sempre relembrar sua visita a Rondônia

Yossi Shelley também presentou o governador coronel Marcos Rocha, a primeira-dama Luana Rocha e o professor Lourismar Ribeiro com um broche das bandeiras de Israel e Brasil como uma forma de representar a relação diplomática cooperativa e harmoniosa entre os dois países. De acordo com o governador, é importante conhecer a história do Estado, a fim de estabelecer negócios e parceria satisfatória.

“Estou muito feliz em estar aqui em Rondônia, conhecendo esse museu do general Marechal Rondon. Gostaria de conhecer o Forte Príncipe da Beira, mas são 700 quilômetros, muito longe”, ri, deixando claro se tiver oportunidade, conhecerá. “Com boa divulgação, e com tempo de pelo menos dois dias é bom poder conhecer Rondônia e ver coisas que não vi em outro lugar”, comenta o embaixador durante a visita ao Museu Rondon.

Durante os três dias de visita o embaixador concederá entrevistas em emissoras locais, percorrerá dois municípios de Jaru e Ariquemes para conhecer suas potencialidades econômicas, além de almoço com autoridades e encontro com empresários da região. O intuito da visita é avaliar oportunidades comerciais, visando a exportação de carnes e peixes ao seu país.

A visita no Memorial Rondon foi acompanhada pelo governador coronel Marcos Rocha, primeira secretária e porta voz, Shani Tayar Rabionivtch; segurança Roy Nafrin; títular da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves; títular Setur, Gilvan Pereira Júnior; bem como representante da Casa Militar.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook