Encontro de Apicultores será no próximo sábado (9)

Meta é preparar toda a cadeia produtiva para a exportação organizada do mel produzido na região

Texto: Renata Beccária Foto: Semagric
Publicada em 05 de março de 2024 às 11:42
Encontro de Apicultores será no próximo sábado (9)

Capital passou de 18 para 103 apicultores ativos, com incentivo da prefeitura

No próximo sábado (9) acontece no Campus do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), em Porto Velho, das 8h às 18h, o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia. O evento será realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O intuito é de preparar a cadeia de produção de mel para o cenário internacional. O evento conta ainda com o apoio do Sicoob Credisul, além da participação da Idaron e da Embrapa. A meta do encontro é preparar toda a cadeia produtiva para a exportação organizada do mel produzido na região, seja por meio de associações, cooperativas ou diretamente pelo produtor.

Com o enfoque nos produtores de mel, estudantes de ciências agrárias, pesquisadores e representantes do terceiro setor, a expectativa é atrair mais de 100 produtores e acadêmicos de áreas como agronomia, veterinária, zootecnia e nutrição. O secretário Carlos Magno (Semagric) ressalta que Porto Velho está se destacando como a cidade que mais expande suas atividades na região amazônica. As lavouras da agricultura familiar dependem da polinização realizada pelas abelhas, sendo que o município já possui duas agroindústrias de mel, com a terceira em fase final de construção.

Outros objetivos do encontro incluem compartilhar experiências bem-sucedidas de produtores regionais, expandir a rede de contatos entre apicultores e fornecedores brasileiros, criar uma diretoria regional para promover mobilização, facilitação e fomento, difundir conhecimento técnico/científico por meio de palestras e levantar demandas específicas da cadeia produtiva. Os interessados em participar podem realizar a inscrição clicando aqui.

OUTRAS AÇÕES DE FOMENTO

Desde 2019, quando a Prefeitura começou a incentivar a apicultura, a capital passou de 18 para 103 apicultores ativos, contando agora com uma associação. Com o propósito de fortalecer ainda mais o setor, a Prefeitura, por meio da Semagric, planeja organizar no primeiro semestre deste ano o Dia Especial de Apicultura, incluindo cursos, palestras, mostras e a entrega de diversos equipamentos.

Entre esses equipamentos, estão 400 caixas de abelhas provenientes de emenda parlamentar, e uma mini fábrica de produção de cera de apicultura, resultado de convênio com a empresa Jirau.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook