Energisa doa mais de 2 mil mudas de Castanheiras-do-Brasil para reflorestamento em Rondônia
Fio: A árvore que chega a 50m de altura está na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente
A Energisa Rondônia doou 2.208 mudas de Castanheira-do-Brasil para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM). A entrega ocorreu na segunda-feira (27), em Porto Velho, representa uma contribuição importante para a preservação do meio ambiente e dessa espécie, que é uma das mais exuberantes árvores da região amazônica e está na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Florestal da Sedam, Hueriqui Charles Lopes Pereira, a doação será usada no projeto Plante Castanha Brasil que distribui mudas da espécie para famílias em assentamos rurais no interior do estado, especialmente naqueles situados nas cidades de Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Nova Mamoré. “Vamos realizar o cadastro dos produtores rurais e entregar as mudas para que eles plantem em suas propriedades. Nessas ações, damos preferência ao uso de árvores típicas da localidade”, disse Hueriqui.
O coordenador de Meio Ambiente da Energisa Rondônia, Luzay Lopo Generoso Filho, explica que a presença da árvore na região faz com que alguns moradores até estranhem que esteja na lista de espécies ameaçadas, mas o ciclo de vida da castanheira torna importante a preocupação de longo prazo. “Ela leva pelo menos oito anos para crescer e começar a produzir seus frutos que servem de alimentos a animais”, disse o coordenador. A Castanheiras-do-Brasil normalmente tem entre 30m e 50m de altura e de 1m a 2m de diâmetro. Porém, em regiões mais isoladas pode ultrapassar 50 metros.
A castanha-do-brasil é a maior fonte natural de selênio, mineral que tem funções antioxidantes e fortalece o sistema imunológico. Além de alimentos para a fauna, as famosas castanhas do Pará, como popularmente são conhecidas, são comercializadas em todo o mundo e são fonte de renda para centenas de família no estado. “Em longo prazo, essas mudas vão contribuir não somente para fauna e para o reflorestamento da região, mas também como fonte de renda a famílias de Rondônia”, declarou Luzay.
Bolsonaro amplia lista de serviços e atividades essenciais que podem funcionar durante pandemia do coronavírus
Decreto ressalta decisão do STF, que garante autonomia aos estados e municípios na definição das medidas de isolamento social
Prefeitura instala tendas e organiza fluxo de beneficiários próximo à Caixa Econômica
Tendas, cadeiras e cavaletes sinalizados foram instalados neste fim de semana para evitar aglomerações
Bolsonaro deixa transporte de passageiros por táxi ou aplicativo de fora do grupo de atividades consideradas essenciais
Presidente do (Sinpetaxi-DF) avalia que atividade deveria ser mantida como serviço essencial, uma vez que se trata de uma alternativa para pessoas que precisam se deslocar com segurança a locais que não passam ônibus
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook