Equipe Afyados do Direito vence júri simulado em Ji-Paraná
A atividade, baseada em processos reais de crimes dolosos contra a vida já julgados e arquivados, reuniu acadêmicos das faculdades locais
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, nesta quinta-feira (2/10), a final do 2º Concurso de Júri Simulado Juiz de Direito “Valdecir Ramos de Souza”, no plenário do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), em Ji-Paraná. A atividade, baseada em processos reais de crimes dolosos contra a vida já julgados e arquivados, reuniu acadêmicos das faculdades locais.
Na primeira fase, realizada em setembro, quatro equipes competiram e duas avançaram para a final. No confronto decisivo, a equipe “Afyados do Direito” conquistou o primeiro lugar, com 16,5 pontos, seguida pela “In dubio pro Equipe”, que obteve 16,2 pontos. O acadêmico Elivelton recebeu destaque individual ao vencer a votação como melhor orador da competição. A equipe campeã recebeu R$ 3,5 mil, enquanto a vice-campeã foi contemplada com R$ 1,5 mil. Também foram entregues medalhas aos participantes e troféus às instituições.
Experiência didática
Coordenador do projeto e responsável pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), o procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo ressaltou a importância do júri simulado para a formação dos futuros operadores do direito e a relevância didática da ação para a população. “É o momento de a sociedade entender melhor o que é o Tribunal do Júri”, afirmou.
Homenagens
O concurso presta homenagem ao Juiz de Direito Valdecir Ramos de Souza, titular da 1ª Vara Criminal de Ji-Paraná desde 1995. Com trajetória iniciada como advogado, policial militar e integrante da Aeronáutica, o magistrado foi reconhecido pelo MPRO como digno da homenagem por sua atuação histórica no Tribunal do Júri.
Ao final do evento, foram prestadas homenagens ao juiz em reconhecimento à sua trajetória no Tribunal do Júri. O Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, destacou: “Esse é apenas um pequeno reconhecimento de todo o trabalho que desempenhou ao longo de tantos anos à frente do Tribunal do Júri, mostrando sempre muita competência e comprometimento com a Justiça.” O presidente do TJRO, Raduan Miguel Filho, também ressaltou a importância da homenagem: “Homenagear o juiz Valdecir é, de certa maneira, homenagear a própria Justiça rondoniense e a excelência que buscamos em nosso Tribunal. Assim, inspira-se uma nova geração de juristas.”
Expansão do projeto
De acordo com o procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, o projeto busca estreitar a relação entre teoria e prática, incentivar o interesse pela carreira ministerial, valorizar a defesa da vida e integrar instituições do sistema de justiça.
A iniciativa conta com apoio do TJRO, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). Ainda segundo o coordenador, para novembro está previsto o 3º Concurso de Júri Simulado, desta vez em Porto Velho, ampliando o alcance do projeto no estado.
Feira de Adoção da ONG Peludinhos retorna ao Porto Velho Shopping
Evento terá cães e gatos disponíveis para adoção responsável, venda de itens para apoiar a causa animal e ações de conscientização com participação de protetoras independentes
Inca estima 73,6 mil novos casos de câncer de mama no Brasil
São estimados 73.610 novos casos este ano no país
Governo de RO realiza obras na RO-010 entre Rolim e Nova Brasilândia
As intervenções estão sendo executadas pela equipe da 4ª Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO)




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook