Esclerose múltipla já afeta 40 mil brasileiros
Ainda assim, é pouco conhecida entre os cidadãos
A esclerose múltipla afeta 40 mil brasileiros na faixa etária mais ativa da vida – entre 20 e 40 anos são afetados pela Esclerose Múltipla (EM). Ainda assim, é pouco conhecida entre os cidadãos.
Justamente por isso, amplo processo de conscientização vem sendo promovido por entidades médicas, como a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) permanentemente, com ênfase em todo mês de agosto, batizado de Agosto Laranja.
A ideia é criar laços entre as pessoas afetadas pela Esclerose Múltipla e as pessoas envolvidas na investigação científica e social sobre a doença.
A esclerose múltipla é uma enfermidade neurológica autoimune e pode afetar diversas partes do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco cerebral e medula).
“Dependendo da área afetada, o paciente pode ter alteração da visão, amortecimento ou perda de força em uma parte do corpo, entre outros sintomas. Estes sinais duram mais de 24 horas e nós os denominamos como surto, que são a característica da doença”, destaca a neurologista Mônica Parolin, membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).
Ela informa que o diagnóstico é de extrema importância para dar início ao tratamento o mais rápido possível. Atualmente existem vários tipos de tratamento, no entanto, a indicação de qual deles melhor se adequa a determinado paciente depende das especificidades de cada paciente, pois são muitas variáveis e a decisão deve ser tomada entre o neurologista e o enfermo.
“É preciso lembrar que a maioria dos pacientes possui uma vida normal ou bem próxima disso. É imprescindível conscientização da população e da classe médica para a doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada, principalmente no início”, ressalta a neurologista.
“Hoje as pesquisas são inúmeras e eu falo sempre aos meus pacientes que é expressamente proibido não ter esperança”, conclui, Mônica Parolin.
Municípios do Paraná abrem inscrições para concursos
As remunerações vão de R$ 998,04 a R$ 13.253,91. Confira os editais
Ceron realiza capacitação sobre Regras e Tarifas do Setor Elétrico
De acordo com a ouvidora da Ceron, Wilma Fernandes, serão abordados os fundamentos do setor elétrico, os processos de reajustes e revisões tarifárias, bem como os direitos e deveres do consumidor
MPF ajuíza ação contra contingenciamento de recursos na Universidade Federal de Rondônia
O MPF também pede o retorno de 29 funções gratificadas (Fgs) que foram extintas mesmo estando ocupadas por servidores da instituição
Comentários
Os tratamentos oferecidos pela rede pública no Brasil não oferecem a alternativa do uso da vitamina D, pois pacientes classificados como alérgicos aos medicamentos oferecidos ficam sem escolha, sem esperança.
Informem-se sobre o Protocolo Coimbra para EM e outras doenças autoimunes: Principais grupos do Protocolo Coimbra: https://www.facebook.com/vitaminadledadebes/ https://www.facebook.com/groups/EscleroseMultiplaOTratamento/?ref=share https://www.facebook.com/protocolocoimbrabrasil/ https://www.facebook.com/groups/447445829113212/?ref=share Página protocolo Coimbra: https://vitaminadporumaoutraterapia.wordpress.com/
Eu não tenho fechado diagnóstico,mas tô agustiada ,pois passei com Dr Andre Telles neucirurgiao,ele disse que estou com quadro de inflamação crônica nos nervos do cérebro na mielina,minha neuro não fechou o diagnóstico,deu na ressonância várias lesões e dois prováveis cavernomas ,.tenho herni de disco lombar com roptura no anel fibrozo e falta de gordura epitelial,deu na RM cervical calcificação no corpo medular,gente eu não tô aguentando mais,tenho dormência, tontura,fraqueza no lado direito ,dor muita dor ,que leigamente falando parece que elas se comunicam um membro com outro e dói tudo ,hj está parecendo que todo meu costa está inflada descendo pra perna esquerda,fora os surto de tetraplegia e paraplegia que tem duração de 12horas aí nesta cruze acaba toda dor ,volta a dor quando consigo os movimentos novamente isso tudo sem contar a dor muita dor , não aguento andar muito,ficar sentada e em pé muito menos,tomo gabapentina,amipritilina, codeín que as vezes faz efeito as vezes não,agora minha neura me pediu outra ressonância e me receitou vitamina D3 pois tá muito baixa MT mesmo.nao me angustia pela doença ,mas pelos sintomas eu não aguento fazer nada,coisas corriqueiras como tirar roupa do varal ,varrer uma casa,tomar banho lavar os cabelos me e tortura,me vestir então meu Deus e sacrifício aguentar uma roupa,a dor percorre todo corpo.😭
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook