Estudantes de Rondônia devem estar atentos aos horários e recomendações para o 2° dia de prova do Enem 2023
O Governo de Rondônia tem fortalecido o processo de aprendizagem com ações voltadas à preparação dos alunos visando o Exame Nacional do Ensino Médio
O Governo de Rondônia reforça ações voltadas para a preparação dos estudantes ao Enem
Neste domingo (12), acontece o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, quando os alunos irão resolver questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia), e Matemática e suas Tecnologias. O Enem tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Passada a primeira etapa de avaliação, realizada no último domingo (5), várias recomendações estão sendo repassadas para os estudantes para mais um domingo de provas.
O Governo de Rondônia tem fortalecido o processo de aprendizagem com ações voltadas à preparação dos alunos visando o Exame Nacional do Ensino Médio. O Governo criou em 2019 o Projeto Trilhando Rumo ao Enem #AgoraVai com o objetivo de melhorar a proficiência dos estudantes com foco na preparação do Enem. O projeto proporciona plataformas de estudos específicos como Revisa+ e Revisa Enem para os estudantes do ensino médio que não têm condições para contratar cursinho preparatório. Neste ano, diversos estudantes compartilharam suas notas de preparação para o Enem, apresentando notas na redação entre 650 a 1000 pontos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Governo do Estado vem progredindo no Ensino Médio e tem contribuído com diversos recursos para garantir uma boa preparação para o Enem. “A avaliação é a porta de entrada para os estudantes ingressarem no ensino superior e, com o Enem cada vez mais competitivo, tivemos que traçar estratégias com metodologias inovadoras para promover o interesse dos estudantes”, destacou.
DICAS E RECOMENDAÇÕES
Governo criou o projeto com o objetivo de melhorar a proficiência dos estudantes
No próximo domingo (12), acontece o segundo dia do Enem 2023 com as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Para que os alunos consigam alcançar boas notas, técnica de Educação do Estado dá dicas de revisão de conteúdos para os alunos garantirem ótimos resultados nesta reta final. Recomendações gerais acerca da abertura de portões, duração de prova, materiais autorizados, entre outros, também serão pontuados.
De acordo com a coordenadora de Educação Básica, Mariy Kathia Ferreira, esta última prova é a chance dos estudantes poderem recuperar e melhorar a nota. Segundo ela, algumas matérias pela ausência de incidência nas provas anteriores, dispensam foco, entretanto assuntos de Matemática Básica caem com maior recorrência. “Nesta reta final, uma revisão nos tópicos de razão, proporção e regra de três, porcentagem, operações com números inteiros e escalas, estatística e geometria espacial são conteúdos que têm mais probabilidade de cair em prova”, destacou.
Na área de Ciências da Natureza, a especialista sugere temas que tendem a ser abordados como ecologia, biomas, sucessões ecológicas, fisiologia humana, parasitologia e doenças da sociedade moderna, botânica, engenharia genética na aplicação de produção de tratamentos contra o câncer, entre outros.
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini orientou aos estudantes que se atentem às recomendações. “Nunca é demais falar. Saiam com antecedência de casa, levem mais de uma caneta esferográfica preta e não esqueçam do documento de identificação. Estamos confiantes e acreditamos no potencial de vocês”, evidenciou.
HORÁRIOS DE APLICAÇÃO
- Abertura dos portões: 11h
- Fechamento dos portões: 12h
- Início das provas: 12h30
- Término das provas neste 2º dia: 17h30
Tabelas e resultados podem ser acompanhados por link exclusivo dos Jogos
Toda a programação do JIR com tabela dos jogos e resultados das modalidades em disputa, pode ser acessada pelo portal do Governo de Rondônia
Iniciada a reforma na locomotiva do Espaço Alternativo, em Porto Velho
A parte de iluminação foi finalizada em abril deste ano e o novo cronograma de obras prevê a conclusão para março de 2024
PF realiza nova operação no Rio Madeira contra a extração ilegal de ouro
Foram inutilizadas 38 dragas empregadas na extração ilegal de minério e apreendido um frasco contendo mercúrio
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook