Estudantes de Zootecnia realizam programas de rádio
A ação foi resultado do projeto “Tecnologia e o Agro: como a inovação está transformando o campo”, submetido ao edital de Curricularização de Extensão
Ação integrou projeto de curricularização em parceria com a Rádio Mega FM
Alunos do nono período de Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveram quatro programas sobre tecnologias inovadoras no agronegócio e sobre aplicação de conhecimentos técnicos em situações reais da rotina de propriedades rurais. A ação foi resultado do projeto “Tecnologia e o Agro: como a inovação está transformando o campo”, submetido ao edital de Curricularização de Extensão.
O projeto realizou a transmissão de quatro programas aos sábados, dentro do Programa Rancho do Cabeça. O Coordenador, Professor Rodolfo Ribas, explica que a ação foi dividida em algumas etapas antes da transmissão ao vivo. “O passo inicial foi a pesquisa e a seleção de conteúdo. Depois disso, dividimos os alunos participantes em subgrupos, conforme a afinidade com os temas para a realização dos programas”.
Acadêmico do campus, João Zanon integrou a equipe do projeto e relata que a execução da atividade teve um desafio. “A parte escrita foi tranquila, mas sentar na frente do microfone é desafiador. Ali no estúdio estamos com o locutor, os colegas, mas tem milhares de pessoas do outro lado acompanhando”, explicou.
Mesmo assim, Zanon conta que o retorno do público ouvinte foi muito positivo. “A maior apreensão foram as perguntas. Não que a gente não soubesse responder, mas o fato de não ter essa experiência de falar no rádio trazia um pouco de nervosismo. Ainda assim, foi sensacional, porque da mesma maneira que a gente estava ali falando, os ouvintes, os produtores participavam, pediam e perguntavam ao vivo; como fazer, onde fazer, que tipo de animal poderia consumir a silagem e isso tornou a experiência muito rica”.
Para o Coordenador do projeto, a ação gerou mais resultados que os objetivos propostos. “A maioria dos alunos nunca tinham entrado em uma rádio ou visto seu funcionamento. Nisso, conseguiram perceber o impacto que esse tipo de estratégia de comunicação gera, especialmente com o retorno da comunidade ouvinte”, destacou Ribas.
Para ele, outro fator de destaque é na formação pessoal dos estudantes. “Eles agora estão mais confiantes. Sempre há um frio na barriga quando estão próximos de concluir o curso e ainda não fomos inseridos no mercado de trabalho. O projeto serviu para perceberem que eles possuem bastante conhecimento”, comentou o docente, indicando ainda que há a ideia de realizar projeto semelhante no segundo semestre.
Os quatro programas foram disponibilizados por meio da plataforma do Facebook, e podem ser vistos e ouvidos nos seguintes endereços:
https://www.facebook.com/100014116848436/videos/466317969067572?locale=pt_BR
https://www.facebook.com/100014116848436/videos/1188801822117111?locale=pt_BR
https://www.facebook.com/100014116848436/videos/1594508438068649?locale=pt_BR
https://www.facebook.com/100014116848436/videos/817310343620350?locale=pt_BR
Campus seleciona professor substituto na área de Informática
A contratação é por tempo determinado e a carga horária é de 40 horas semanais
UNIR recebe novas vans institucionais
Por meio de emenda parlamentar, Universidade recebeu 8 novas vans, uma para cada campus, para transporte institucional
Alerta de fraudes: dicas para não cair em golpes previdenciários
Especialista da Associação Previdenciária do Brasil (APB) orienta sobre como evitar armadilhas financeiras
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook