Estudantes e professores de Rondônia estão na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Essa edição da Olimpíada da Língua Portuguesa foi redesenhada para adaptar-se às necessidades de professores e estudantes durante o ensino remoto

Valéria Rodrigues Fotos: Wesley Goldoni Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 06 de novembro de 2021 às 12:30
Estudantes e professores de Rondônia estão na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Os vencedores da semifinal vão se encontrar na etapa nacional prevista para dezembro deste ano.

Rondônia é destaque mais uma vez no cenário educacional, com a conquista da classificação de cinco professores do Estado como semifinalistas da 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. O desempenho só reforça os investimentos do Governo de Rondônia, por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc) na área educacional.

Essa edição foi redesenhada para adaptar-se às necessidades de professores e estudantes durante o ensino remoto. A principal mudança está relacionada à elaboração do Relato da Prática envolvendo não somente o envio da produção do aluno, mas de toda a turma, juntamente com a experiência relatada pelos professores.

Turma da professora Simone Bonatto concorreu com “artigo de opinião”

Os professores de língua Portuguesa que lecionam para os estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental aos 3º anos do Ensino Médio realizaram as inscrições e aplicaram as atividades apresentadas nos cadernos docentes.

O tema abordado este ano foi “O Lugar Onde Vivo”. Professores junto com alunos da turma representante, contribuíram com o relato e registros por meio das categorias do concurso que foram divididas pelos gêneros textuais e aplicadas em diferentes séries. São eles: poema (para o 5° ano do Ensino Fundamental), memórias literárias (6° e 7° anos do Ensino Fundamental), crônica (8° e 9° ano do Ensino Fundamental), documentário (1º e 2º anos do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª ano do Ensino Médio).

Em Rondônia houve a adesão dos 52 municípios, 762 professores e 359 escolas de Rede de Ensino Municipal e Estadual. Destes cinco, professores da Rede Estadual foram classificados como semifinalistas desta Edição da Olimpíada de língua portuguesa.

SEMIFINALISTAS

Artigo de opinião
Título: Um novo olhar

 

Município: Ariquemes

Escola Estadual: Ricardo Cantanhede

Professora: Simone Cristina Bonatto

Crônica
Título: Entre crônicas e vidas

 

Município: Vilhena

Escola Estadual: Colégio Tiradentes da Polícia Militar-CTPM V

Professora: Cleusa Maria Prates Bueno

Documentário
Título: Mãos dadas: fio condutor de multiletramentos na escola

 

Município: Ariquemes

Escola Estadual: Ricardo Cantanhede

Professora: Rosemeri Krumenaur Stangue

Memórias literárias
Título:Contexto Geral Escolar no Colégio Tiradentes da Polícia Militar VIII

 

Município: Rolim de Moura

Escola Estadual: Priscila Rodrigues Chagas

Professora: Silvana Moreira de Barros Gonçalves

Poema
Município: Machadinho d’Oeste

 

Escola Estadual: Tom Jobim

Professora: Monica Cristina de Oliveira

Professores e suas turmas classificadas estão participando dos encontros formativos realizados entre os dias 13 de outubro e 16 de novembro de 2021, em formato on-line, e têm o objetivo de oferecer formação continuada com atividades pedagógicas e culturais.

Durante os encontros remotos estão sendo formadas as comissões julgadoras semifinais, que farão a seleção dos finalistas para a 5ª e última etapa da Olimpíada. Os vencedores da semifinal vão se encontrar na etapa nacional prevista para dezembro deste ano.

A professora Rosemeri Krumenaur Stangue semifinalista pela 4ª vez na Olimpíada de Língua Portuguesa, destacou que sempre é uma emoção estar entre os professores semifinalistas. “Nessa edição, em especial, não pude contar com o “olho no olho” para transmitir aos estudantes a alegria que sinto em participar de um projeto tão relevante de aprimoramento da leitura e escrita. Embora as consequências da pandemia tenham sido devastadoras para a sociedade em geral e, diante de algumas limitações, foi possível realizar um trabalho significativo que trouxe inúmeros conhecimentos a todos os envolvidos e a sensação de pertencimento do lugar onde vivo”.

A professora Simone Cristina Bonatto também semifinalista evidenciou a importância do trabalho da docência. “Posso dizer que diante de um cenário tão atípico, este período foi desafiador para a docência, mas gratificante ao mesmo tempo. A vontade de não desistir dos nossos alunos ressurge em meio ao cenário caótico em que estávamos vivendo. Os nossos protagonistas não podiam se calar. Precisávamos dar voz às produções de nossos alunos e isso só seria possível por meio de um novo olhar”.

O secretário da Educação Suamy Vivecananda, parabenizou os semifinalistas. “Reconhecemos o trabalho e o esforço de cada docente. É muito claro o comprometimento e o incentivo, duas ações que favorecem na educação dos nossos estudantes”, finaliza.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook