Estúdio para gravar podcast em casa: veja como montar o seu

Cerca de 100 milhões de pessoas ouvem podcasts todo mês em 2020

Da redação
Publicada em 25 de junho de 2021 às 09:29
Estúdio para gravar podcast em casa: veja como montar o seu

O podcast é uma mídia que já existe há bastante tempo no Brasil. Os primeiros modelos surgiram por volta de 2010, sendo uma espécie de novo formato de programa de rádio com mais liberdade, voltado para conversas e entrevistas. 

Em 2020, houve um segundo “boom” do podcast com a adição das transmissões ao vivo em vídeo ao formato. O melhor disso tudo é que é possível fazê-lo em casa.

Aqui vamos mostrar o que você precisa, como uma cadeira ergonômica, um microfone de boa qualidade e os demais equipamentos necessários para a gravação. Confira abaixo os itens necessários para montar o seu estúdio e gravar um podcast em casa:

Ambiente silencioso 

O primeiro passo é escolher o cômodo da sua em que ficará o seu estúdio. É importante optar por um ambiente silencioso, para que ruídos externos não vazem na transmissão. A dica é eleger um ambiente pequeno, que tenha apenas o espaço necessário para acomodar todos os participantes. 

Espaços menores têm menos eco e são mais fáceis de isolar. Para ter um bom isolamento acústico no ambiente, componha a decoração com materiais que absorvam som, como sofás e mantas acústicas. 

Outra dica é usar prateleiras com livros em uma parede, para quebrar o som e deixá-lo mais harmônico, e deixar um dos cantos do estúdio vazios para que o som reverbere no ambiente com qualidade. 

Equipamentos de gravação 

Para a gravação, você deve ter um microfone. A melhor opção é comprar um microfone condensador. Você também vai precisar de suportes de microfones, para colocá-los em uma mesa ou um tripé e direcioná-los a você e aos convidados no ambiente. 

Outro equipamento importante é o headphone de estúdio, que consegue oferecer um som não tratado, mas puro, em boa qualidade para monitoramento e edição. Caso o podcast seja feito com transmissão ao vivo, para o áudio também será preciso ter uma mesa de controle para monitorar a qualidade do áudio. 

Se o podcast tiver gravação em vídeo, você precisará de uma ou duas câmeras DSLR com tripé e acessórios como bateria e cabos para garantir a qualidade da sua transmissão de vídeo. Escolha também bons softwares para realizar a edição de vídeo e áudio.. 

Cadeira ergonômica 

Ter uma cadeira ergonômica é fundamental para o seu conforto. Um podcast geralmente dura algumas horas e estar sentado em uma cadeira desconfortável pode gerar dores e cansaço em você e nos convidados, interferindo na fluidez da conversa. 

As cadeiras ergonômicas se adequam ao seu corpo e são reguláveis, o que é muito importante para o conforto de todos. A dica é procurar por cadeiras que, além de confortáveis, sejam bonitas visualmente para compor a decoração do estúdio, principalmente se houver transmissão em vídeo. 

Escolha o melhor horário para gravar 

Outra dica importante para quem está montando um estúdio para gravar um podcast em casa é escolher um bom horário para gravar. É importante lembrar que você, provavelmente, mora com outras pessoas e tem vizinhos e que o barulho faz parte do dia a dia.

Por isso, escolha o melhor horário para gravar o podcast. Busque sempre agendar seus convidados ou fechar um horário fixo com os demais participantes, pensando não só no seu público, mas também nos horários mais calmos para fazer a gravação.

O estilo de comunicação gravada tende a crescer no Brasil e no mundo. De acordo com a Revista Forbes, a estimativa é de que 100 milhões de pessoas ouviram, pelo menos, um podcast por mês. A expectativa de crescimento até 2022 é que esse número chegue a 125 milhões de pessoas. 

Com as nossas dicas você poderá criar um estúdio caseiro de qualidade para gravar ou transmitir o seu podcast com qualidade de um estúdio profissional.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook