Estudos confirmam os benefícios dos adoçantes para a saúde
Sob o título "Non-sugar sweeteners and health", a pesquisa mostra as conclusões dos estudos mais completos realizados até hoje sobre os efeitos dos adoçantes não calóricos na saúde de crianças e adultos.
Apesar dos adoçantes não calóricos já serem considerados como uma boa ferramenta para combater o sobrepeso e a obesidade, várias avaliações clínicas são realizadas constantemente para testá-los e confirmar esses benefícios, além de comprovar sua segurança para o consumo humano.
Uma análise publicada no começo do ano passado pelo British Medical Journal, apresenta os resultados das evidências científicas mais recentes sobre o assunto. Sob o título "Non-sugar sweeteners and health", a pesquisa mostra as conclusões dos estudos mais completos realizados até hoje sobre os efeitos dos adoçantes não calóricos na saúde de crianças e adultos.
Os resultados mais importantes apresentados pela análise são os seguintes:
- No caso dos adultos, o consumo de edulcorantes não calóricos ajuda a diminuir o índice de massa corpórea, assim como a concentração de glicose no sangue, quando utilizados em substituição ao açúcar.
- Para as crianças, o consumo de edulcorantes leva a um menor aumento do índice de massa corpórea ao longo do tempo, comparado ao do açúcar comum.
- Em ambos os setores da população, estudos sugerem que o consumo continuado de bebidas baixas em calorias ou sem calorias contribui para a perda de peso no longo prazo.
- Evidências também mostram que a substituição de bebidas com açúcar por produtos com edulcorantes por um ano reduz significativamente o sobrepeso de crianças e adolescentes.
- Não foi encontrada nenhuma associação entre bebidas calóricas baixas em calorias ou sem calorias e doenças cardiovasculares. Pelo contrário, confirma-se que o consumo desses produtos ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas e melhora a pressão arterial.
- O uso de adoçantes não calóricos em substituição ao açúcar, principalmente em bebidas, pode ser uma estratégia muito útil para reduzir os riscos cardiometabólicos.
A publicação desta última análise confirma as vantagens oferecidas pelos adoçantes, especialmente para aqueles que querem controlar seu peso e níveis de glicose no sangue, bem como prevenir doenças cardíacas.
Fonte:
1. Malik S. Vasanti. Non-sugar sweeteners and health. British Medical Journal, 3 de janeiro de 2019.
https://www.bmj.com/content/364/bmj.k5005
PGR defende início imediato do cumprimento de pena aplicada a ex-deputado federal
Paulo Feijó foi condenado pelo crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Sanguessuga.
Bens de perito do INSS que abandonou serviço são bloqueados
Na ação de improbidade administrativa ajuizada após a demissão, a AGU demonstra que o então agente público obteve enriquecimento ilícito durante os períodos de abandono de cargo.
MPF defende volta de demarcações de terras indígenas para MJ
Para o MPF, o MJ é “um campo neutro” em relação aos interesses defendidos e promovidos por outras pastas, sendo “assim historicamente vocacionado à mediação dos conflitos decorrentes da implementação do estatuto constitucional indígena”.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook