Evento comemorativo com apresentação da Esquadrilha da Fumaça reúne milhares de pessoas em Porto Velho
Vários serviços foram ofertados pela Prefeitura
Uma tarde festiva no Espaço Alternativo, com direito a apresentações na terra e até nos ares: assim foi o evento na tarde de sexta-feira (7), com a celebração dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como pai da aviação. A ação foi organizada pela Prefeitura em parceria com a Base Aérea de Porto Velho (BAPV).
Milhares de pessoas se reuniram no local aguardando pelo momento mais especial, a apresentação de número 4.020 do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça. Foi um verdadeiro espetáculo no céu, com 7 aeronaves e mais de 50 acrobacias realizadas durante cerca de 40 minutos.
Crianças e adultos com olhares atentos para a apresentação que já não acontecia em Rondônia há cinco anos
“Neste dia de comemoração nós fomos brindados através da Base Aérea de Porto Velho com um espetáculo maravilhoso, uma apresentação sensacional da nossa Esquadrilha da Fumaça. Olha, infelizmente quem não veio perdeu mais uma oportunidade, mas tivemos milhares de pessoas que aproveitaram a apresentação e os serviços. Foi fantástico! Eu parabenizo a todos os integrantes da Esquadrilha da Fumaça por esse espetáculo maravilhoso”, disse o prefeito Hildon Chaves, que acompanhou toda a apresentação ao lado de outras autoridades, como a deputada estadual e primeira-dama do município, Ieda Chaves; o deputado federal Coronel Chrisóstomo, que ajudou a trazer o evento para Porto Velho; e o secretário-geral de Governo, Fabricio Jurado.
Eram crianças e adultos com olhares atentos para a apresentação que já não acontecia em Rondônia há cinco anos e que ainda tiveram a oportunidade de conhecer outras instituições militares presentes, como a Marinha e o Exército. “Este dia é um grande símbolo de integração entre as Forças Armadas, Marinha, Exército, Aeronáutica e também os poderes do nosso estado, marcando os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, considerado pai da Aviação”, lembrou o comandante da Base Aérea de Porto Velho, coronel Marcos de Oliveira Macedo.
Alice Linhares, que estava acompanhada da avó Rita, disse que chegou a se imaginar dentro da aeronave. “Eu achei muito legal, deu vontade de estar dentro do avião pilotando, tinha momentos que parecia que ia cair em cima da gente, foi muito legal mesmo”, comentou a menina de 13 anos.
Entre os serviços, o projeto Rua de Lazer levou recreação para a criançada
SERVIÇOS
Para ofertar mais atrativos a quem esteve presente no evento, diversas atividades aconteceram simultaneamente no espaço com o apoio das secretarias do município. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) levou atividades recreativas do projeto Rua de Lazer, oferecendo jogos e brincadeiras para as crianças.
Já a Secretaria Municipal de Educação (Semed) expôs os serviços educacionais da rede municipal, através de material gráfico, além de contar com as apresentações musicais dos profissionais e alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura, como Thiago Fernandes, aluno do Centro Francisco Lázaro dos Santos (Laio). “É uma atividade nova pra gente estar aqui hoje numa apresentação de grande fluxo de pessoas. Gostei muito da apresentação da Esquadrilha, é bem interessante e mais ainda de poder tocar pra tanta gente”, disse o baterista.
A Semusa ofertou à população a imunização da gripe, aferição de pressão e tipagem sanguínea
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) também participou de diversas formas, com o Programa Giro Empreendedor, através de uma feira de artesanato e gastronomia contemplando 16 empreendedores; com um espaço promocional de turismo com a campanha “O Melhor de PVH - Terra de Bravos Pioneiros”; e com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e ainda com informações sobre o Sine e o serviço da IMO (Intermediação de mão de obra do Sine Municipal).
Também fez parte do evento a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que ofertou à população a imunização da gripe, aferição de pressão e tipagem sanguínea, surpreendendo Carlindo Cunha, que tinha ido ao Espaço apenas para prestigiar a apresentação e já saiu vacinado e protegido. “Eu vim pra trazer meu filho Rafael, de 8 anos, vi a barraca e já aproveitei pra tomar a vacina”, declarou o aposentado.
APOIO
Também foram parceiras a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), que trabalhou no apoio, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) que comandou o controle de fluxo e fechamento de trânsito em torno da região, a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) com o controle dos ambulantes e a limpeza do local, e a Fundação Cultural (Funcultural) que cedeu um trio elétrico, o gradil, três tendas e 22 banheiros químicos.
Atuação do MP resulta na prisão de foragido condenado por homicídio qualificado em Costa Marques
O crime foi cometido por motivo fútil, em razão de uma pequena discussão entre ambos, mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido
MPRO obtém condenação de grupo envolvido com tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro
Os réus foram investigados no âmbito da Operação Fortress, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 2017
Entenda a reforma tributária aprovada pela Câmara
Proposta prevê unificação de impostos e fundo de R$ 40 bilhões
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook