Exames preventivos de câncer são oferecidos pelo MPRO e Hospital de Amor a moradoras da Vila Princesa em Porto Velho
Ela contou que faz os exames de mamografia e preventivo regularmente, mas este ano o cuidado com a própria saúde vem acompanhado de um alerta coletivo
Uma parceria do Ministério Público de Rondônia (MPRO) com o Hospital de Amor da Amazônia disponibiliza mais de 150 exames de prevenção ao câncer para moradoras da Vila Princesa em Porto Velho entre as 8h e as 18h desta quarta-feira (1°/11).
Vera Chagas Pinheiro Cunha foi uma das primeiras a receber atendimento. Ela contou que faz os exames de mamografia e preventivo regularmente, mas este ano o cuidado com a própria saúde vem acompanhado de um alerta coletivo.
“Eu perdi duas amigas para o câncer de mama. Quando elas descobriram, a doença já estava avançada e nessas horas a gente fica em alerta. Quando a gente descobre a doença cedo tem maior possibilidade de cura, né? Então quando me falaram que a carreta estaria aqui eu pensei: “Vou fazer! Não vou perder essa oportunidade”. Eu espero que todas as mulheres tenham atenção e cuidem da saúde”, disse Vera.
Além dos servidores do Setor de Atenção à Saúde do MPRO, acompanharam a ação os Promotores de Justiça Julian Imthon Farago e Dandy Jesus Leite Borges, respectivamente coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (GAECIV), e o Secretário-Geral do MPRO.
“O Ministério Público, ao longo do ano, participa de várias ações na área da saúde. Há campanhas afetas à vacinação em todas as idades, temos um trabalho muito bonito referente a pessoas com epilepsia e essa ação em parceria com o Hospital de Amor oferece exames gratuitos de mamografia e preventivo. É muito importante trabalhar nessa conscientização. Sabemos que o percentual de cura é significativamente maior quando a doença é detectada no início”, comentou o Promotor de Justiça Julian Farago, reforçando que com a chegada do mês de novembro começa a campanha para divulgar informações sobre a saúde do homem e incentivar a realização de exames da próstata.
Exames — Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia é um exame essencial para rastrear o câncer de mama, com eficácia comprovada na redução da mortalidade. O exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos. Já o exame preventivo de câncer de colo de útero, também conhecido como papanicolau, é indicado para mulheres com idade entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Para investigar os sintomas são feitos basicamente dois exames iniciais: o exame de toque retal e o exame de PSA, esse último feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente.
MP divulga resultados finais e parciais de avaliações de candidatos
Publicado em Diário Eletrônico desta quarta, edital também traz convocação para desempate de notas
Serviços de emissão de RG e orientação profissional estarão disponíveis no evento
Ação acontece neste sábado (1º), na Escola Jorge Vicente Salazar dos Santos, localizada no bairro Cohab
Unidades da Rede SESI de Educação de Rondônia abrem matrículas para 2024
Além disso vale ressaltar, que todos os trabalhadores das indústrias e colaboradores da FIERO, SESI, SENAI e IEL têm até 20% de desconto
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook