Fábrica de produtos cerâmicos e refratários firma TAC com o MPT para garantir saúde e segurança dos trabalhadores
Empresa tem 90 dias para implementar medidas de proteção previstas no Termo de Ajuste de Conduta
Uma fábrica de produtos cerâmicos refratários, localizada na zona rural de Jaru (RO), firmou com o Ministério Público do Trabalho (MPT) o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nº 23.2025, no âmbito do Inquérito Civil 000413.2024.14.000/4. O compromisso, celebrado com a presença do Procurador do Trabalho Igor Sousa Gonçalves, tem como objetivo garantir a manutenção e implementação de programas voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, incluindo o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Assinado em 25 de fevereiro de 2025, o TAC determina que a empresa incorpore ao inventário de riscos do PGR os resultados das avaliações das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos. Além disso, a empresa deverá elaborar e implementar efetivamente o PCMSO, assegurando que todos os procedimentos relacionados ao programa sejam custeados sem ônus para os empregados.
Publicidade
Fornecimento de EPIs
A empresa também se compromete a fornecer, gratuitamente, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados aos riscos da atividade, garantindo que estejam em perfeito estado de conservação e funcionamento. A entrega dos EPIs deverá ser formalmente documentada.
Capacitação e prevenção de acidentes
Para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a empresa deverá instruir seus empregados, por meio de ordens de serviço, sobre as precauções a serem adotadas. Também será obrigatória a capacitação dos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e inspeção de máquinas e equipamentos, com orientações sobre os riscos da atividade e as medidas de proteção disponíveis.
Prazos e comprovação do cumprimento
O prazo para que a empresa cumpra as obrigações estabelecidas no TAC é de 90 dias, a partir da assinatura do termo. A comprovação das adequações deverá ser feita via peticionamento eletrônico no sistema MPT Digital, acompanhada de laudo técnico assinado por profissional habilitado, com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), atestando a conformidade das condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Clique aqui para saber mais sobre o Termo de Ajuste de Conduta firmado.
Governo de RO segue com entrega de kits profissionais a concluintes de cursos
Além dos kits profissionais, cada participante recebe, também, auxílio mensal no valor de R$ 200, totalizando R$ 2.400 durante um ano
Primeiro parto no Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo marca história
O parto marcou a chegada de uma nova vida, e também um momento histórico para a unidade, que se prepara para cuidar de muitas outras famílias
Veja dicas para comprar um celular de qualidade e com bom sistema operacional
A compra de um celular usado, como um iPhone seminovo, pode ser uma ótima opção para quem quer economizar dinheiro e ainda ter um bom aparelho




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook