Festival Palco Giratório divulga programação da última semana de apresentações
Apresentações serão exibidas ao vivo pelo canal do Youtube Sesc Brasil e do Sesc Rondônia até o dia 16 de outubro
A 23ª edição do Festival Palco Giratório chega ao fim no próximo dia 16 de outubro, totalizando 17 transmissões ao vivo dos espetáculos pelo canal do Youtube Sesc Brasil. Para finalizar a edição digital do projeto em 2021, o Sesc Rondônia divulga a programação completa para semana final de apresentações de grupos rondonienses e também nacionais.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE 11/10 a 16/10
11/10
Nome: Meia noite (PE)
Grupo: Orun Santana
Hora: 20h
Sinopse: O espetáculo explora a capoeira como elemento criador e motivador do movimento, construindo um procedimento de uso de imagens/memória do corpo do dançador, dialogando dramaturgicamente a relação pai e filho, mestre e discípulo, sendo o intérprete filho do mestre Meia-noite (mestre de capoeira co-fundador do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, na periferia do Recife), aspectos da ancestralidade pessoal colocados em evidência, revelando princípios motores e do imaginário poético-político do corpo negro na cena.
12/10
Nome: Boquinha ....e assim surgiu o mundo - teatro infantojuvenil - RJ
Grupo: Coletivo Preto
Hora: 16h
Sinopse: "Boquinha... E Assim Surgiu O Mundo” une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo segundo diferentes culturas. O espetáculo se passa no sótão da casa do menino João Vicente (Orlando Caldeira), onde ele encontra uma caixa com as pesquisas de seu avô escritor. Através dessas pesquisas, João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas culturas cristã, africana, chinesa, pela cultura dos índios brasileiros e pela ciência, para entender como o mundo foi criado.
13/10
Nome: Enquanto a chuva cai (PR)
Grupo: Cia. Fluctissonante
Hora: 16h
Sinopse: Encenada em Português e Libras simultaneamente e voltada a integração do público surdo e ouvinte na plateia, a peça acompanha o encontro e a aproximação de duas crianças órfãs dentro de uma casa em ruínas durante a guerra. A menina se comunica utilizando a Libras e o menino, a Língua Portuguesa. Numa guerra, um amigo é como uma fonte no deserto. A barreira linguística, portanto, não pode ser um empecilho para que os dois personagens se tornem amigos e cúmplices na luta pela sobrevivência. Assim, em delicados jogos de cena, com brincadeiras simples e ternas, a aparente barreira entre os dois é resolvida e a comunicação entre eles acontece.
14/10
Nome: Terreiro Envergado (PB)
Grupo: Coletivo Tanz
Hora: 20h
Sinopse: Terreiro envergado é uma obra construída na relação que estabelece com o público, uma sucessão de pequenos ritos cotidianos, ressignificados no corpo e no lugar, em constante transformação. Inspirado livremente nos ecos das obras do escritor Paraibano José Lins do Rêgo em sua série sobre o ciclo da cana de açúcar. Nesse terreiro "circulam" ambulantes, bêbados, brincantes entre outras figuras místicas que povoam o imaginário popular e que nos convidam a dividir o mesmo espaço, seja palco ou praça para celebrar o encontro. Um verdadeiro caleidoscópio de imagens e sons que se traduzem no corpo atravessado e recortado pela força midiática e memória pessoal dos intérpretes.
15/10
Nome: Ave de Arribação (RO)
Grupo: Cia de Artes Fiasco
Horário: 16h (horário RO)
Sinopse: Ave de arribação é sobre pássaros/pessoas que estão soterradas em lugares de solidão, mas, também de desejo recalcado que emerge da espera de um regresso incerto dos seus entes queridos. Para nós, ovos-filhos, para o Estado, números e super soldados. Revoar, neste caso, é levantar o próprio corpo e a terra ao redor. Qual revoada é possível?
Local: Exibição no canal do Youtube do Sesc Rondônia: https://www.youtube.com/channel/UCFeHx4wb7NPsdYEb-vFJ9CA
Classificação indicativa: 12 anos
Nome: Ícaro (RS)
Grupo: Luciano Mallmann (LM PRODUCOES)
Hora: 20h
Sinopse: ÍCARO é acima de tudo um espetáculo sobre a diversidade humana. Em cena um único ator e histórias que abordam temas universais, como relacionamentos entre pais e filhos, resiliência, relações amorosas, suicídio, preconceito, gravidez e maternidade. O ponto em comum: todas são depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes. Dramas que se tornaram espetáculo pelas mãos do gaúcho Luciano Mallmann, que estreia como dramaturgo e interpreta todas as personagens. A inspiração partiu das próprias experiências do autor e de pessoas que conheceu depois que passou a usar cadeira de rodas, quando sofreu um acidente com acrobacia aérea de circo em 2004.
16/10
Nome: Salão (BA)
Grupo: Casa 4
Hora: 20h
Sinopse: Amor, breguice e viadagem conduzem o 'dois pra lá, dois pra cá' de Salão, primeiro espetáculo do coletivo Casa 4. Em cena, busca-se repensar os estereótipos de gênero que tradicionalmente envolvem as danças de salão e excluem outras possibilidades de dançar a dois.
SOBRE O PALCO GIRATÓRIO
Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação. Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história. A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil. Neste ano, mesmo reconhecendo a perda do valor presencial das ações, a expectativa é conquistar um número maior de espectadores a partir da ampliação de acesso gerada pela transmissão via internet.
Serviço: Sesc anuncia programação para o Festival Palco Giratório 2021
Data: 30 de setembro a 16 de outubro
Programação: https://sescro.com.br/sesc-anuncia-programacao-para-o-festival-palco-giratorio-2021/
Exibição - YouTube do Sesc Brasil - https://www.youtube.com/user/SescBrasil
Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes
Na Web: https://sescro.com.br/
No Instagram: @sesc_ro
No Facebook: @sescrondonia
Construção de unidade prisional em Ariquemes é tema de reunião entre MP, TCE, Legislativo e Executivo
O novo estabelecimento teria como objetivo absorver parte da população carcerária que hoje superlota o Centro de Ressocialização da Comarca
Rondônia integra o quinto território Origens Brasil®
O nome escolhido para o novo território é uma referência a como se autodenominam os povos indígenas da região, os Tupi Mondé, e também à bacia hidrográfica do rio Guaporé-Madeira - importante contribuinte do rio Amazonas
Bicicletas sorteadas na Festa do Dia das Crianças começam a ser entregues na próxima semana
Na live realizada pela primeira – dama, Ieda Chaves, teve sorteio de bolsas de cursos de idiomas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook