Fevereiro é período de volta às aulas no Instituto Federal de Rondônia
A instituição também realiza a partir deste dia 1º de fevereiro a Semana Pedagógica Integrada
O primeiro dia de aula de 2024 está chegando. E os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estão preparando a recepção de 3.466 novos alunos que chegarão após aprovação no Processo Seletivo Unificado (PSU 2024/1), mais a recepção dos veteranos de cursos técnicos e de graduação. A instituição também realiza a partir deste dia 1º de fevereiro a Semana Pedagógica Integrada.
Neste início de ano letivo, o Reitor Moisés José Rosa Souza faz votos de “boas-vindas aos servidores técnicos e docentes, boas-vindas aos alunos e alunas. Não tenho dúvidas de que 2024 será um ano produtivo e de muito crescimento profissional e institucional. Com a colaboração de todos(as), superaremos os desafios e avançaremos cada vez mais. Há muitas ações e projetos em andamento e por vir. As obras iniciadas continuarão e outras serão iniciadas em breve, com o objetivo de melhorar a infraestrutura de nossa instituição. Nossa gestão da Reitoria está trabalhando de forma integrada e incessante com Diretores e Diretoras-Gerais para melhorar o IFRO, atendendo as demandas de servidores e alunos”.
“Mais uma vez, sejam todos bem-vindos, caros servidores técnicos e docentes. A vocês alunos e alunas, obrigado por escolherem o IFRO. Não cansamos de afirmar que vocês são a principal razão de ser da nossa instituição. Muito obrigado e que tenhamos o melhor ano letivo de todos os tempos”, finaliza o Professor Moisés.
Sendo período de chegada das primeiras turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Jeferson Cardoso, diz estar cheio de expectativas. “É com grande entusiasmo que expresso minha imensa expectativa em relação ao início dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração e em Informática. Acredito que esta iniciativa representa não apenas um avanço significativo na nossa oferta educacional, mas também uma oportunidade efetiva de transformação social por meio da educação de qualidade ofertada no IFRO. Temos a certeza de que esse caminho é o único capaz de realizar mudanças duradouras e significativas nas vidas desses estudantes”. No Campus Porto Velho Zona Norte, a volta às aulas ocorre dia 08/02 para os cursos presenciais; e na data de 19/02 para os cursos da modalidade Educação a Distância (EaD).
Em Ji-Paraná, as aulas se iniciam no dia 07 de fevereiro. Mesma data (07/02) para a unidade Guajará-Mirim, quando também acontece o início do ano letivo/acolhimento discente dos cursos integrados (Informática, Biotecnologia e EJA-Administração), subsequentes (Enfermagem e Análises Clínicas) e graduações (Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia). Ainda no Campus Guajará-Mirim, de 1 a 6 de fevereiro será a Semana Pedagógica, destinada à integração e capacitação entre servidores do ensino.
No Campus Ariquemes a recepção ocorre em dois dias consecutivos: 05/02 para estudantes dos cursos técnicos e em 06/02 para os acadêmicos da graduação. No caso do Campus Cacoal, a volta dos cursos técnicos integrados segue o seguinte cronograma: 07/02 chegam os alunos dos terceiros anos; em 08/02 é a vez das turmas dos primeiros anos; e dia 09/02 serão recepcionadas todas as turmas.
A recepção dos alunos dos cursos integrado e subsequente do Campus Porto Velho Calama é em 07/02, enquanto da graduação será em 15/02. Neste ano, Mariana Moreira Franco vai cursar o segundo ano do Técnico em Química (vespertino). Segundo ela “o momento de volta às aulas sempre me causa animação, ainda mais indo para o segundo ano do ensino médio. Acredito que tenha aprendido o suficiente com experiências do primeiro ano para me adaptar melhor ao IFRO em 2024. Minhas expectativas estão relativamente altas, pretendo entrar em projetos e começar minha iniciação científica com professores que já me deram a oportunidade. Mesmo com muitas dificuldades de adaptação ano passado, espero que tudo que fizer em 2024 se torne mais fácil”.
Danilo Peres Resende vai cursar o terceiro ano do Curso Técnico em Eletrotécnica no período vespertino. Ele diz que deseja aproveitar ao máximo o seu último ano no Instituto. Vai fazer o curso preparatório para o Enem para conseguir uma nota boa para cursar faculdade. Sua pretensão é cursar Engenharia Elétrica ou Engenharia de Automação, no próprio IFRO Calama.
Também do Campus Calama, Douglas Arthur da Silva Bueno, terceiro ano do Curso Técnico em Informática, explica que sua “expectativa para esse ano com a volta às aulas está bem alta, pois é meu último ano e espero aproveitar bastante o que a instituição fornece. Vi algumas reformas acontecendo também, isso anima bastante, saber que vamos ter um ambiente melhor. Para mim é muito gratificante voltar, pois vou ter uma nova experiência, começando uma nova fase na vida”.
Já o Campus Vilhena na próxima segunda-feira, dia 05/02, é o retorno e recepção das graduações e dos primeiros anos dos cursos técnicos. Na terça-feira, 06/02, será realizada a volta às aulas dos segundos e terceiros anos de cursos técnicos. Sthefani Lopes, do 3º ano do Técnico em Edificações em Vilhena, conta: “sempre vejo as pessoas loucas para terminar o 3º ano, e se eu disser que não estou? O IFRO me ajudou a construir amizades e uma rede de apoio incrível. Quando você se conecta com as pessoas certas, lá dentro vira algo espetacular. Mas não vou tornar isso um conto de fadas, aliás, é o ensino médio né? Mas o que eu quis dizer com tudo, é que temos que aproveitar o que o IFRO nos proporciona. Eu espero esse ano terminar os projetos e o 3º ano de forma gratificante. Para quando olhar para trás, ver como me sai não só como uma aluna qualquer que já passou por lá, mas como uma das que fazem a alma da instituição vibrar e lembrar que existe vários outros que fazem o mesmo”.
A discente inclusive deixa uma indicação. “Uma dica, seja educado(a) com as pessoas, sorria, ofereça ajuda, crie laços afetivos, não deixe os outros ultrapassarem seu limite e não se culpe por algo não se sair como o planejado. ‘A educação deve ser pensada durante a vida inteira. O resto vai depender de nossas escolhas dentro do que é possível para essa obrigação’”, conclui Sthefani citando uma frase de Zygmund Bauman.
No Campus Avançado São Miguel do Guaporé há duas programações previstas para o dia 15 de fevereiro. Às 13 horas, no CEEJA, será ministrada a aula inaugural do Curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio. E às 19 horas, na Escola Princesa, a aula inaugural dos cursos subsequentes e de graduação.
Ainda nesta semana, inicia o Encontro Pedagógico do Campus Colorado do Oeste, com agenda para os dias 1º, 02 e 05 de fevereiro. Já as aulas de todos os cursos começam dia 07 de fevereiro. Conforme a Coordenadora do Departamento de Assistência ao Educando (Depae/IFRO/Colorado), Mariana de Souza Cabecioni, “a expectativa é que seja um ano cheio de desafios, mas que esses desafios possam ser superados pelas equipes visando a oferecer o melhor suporte aos nossos estudantes em todas as suas dificuldades”.
Compartilhando os mesmos votos, sua filha, Maria Eduarda Cabecioni, que cursa o 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Campus Colorado, conta ter como expectativa “que este seja um ano que possa aprender mais sobre minha área de formação, que possa aproveitar ao máximo tudo que os professores vão ensinar e que faça novas amizades”.
E no Campus Jaru, as aulas de todos os cursos estão marcadas para retorno dia 05/02. No período da manhã terá a boas-vindas aos alunos dos cursos técnicos e graduação, fala do Diretor-Geral, momento cultural, apresentação dos setores do Campus Jaru e do Grêmio Estudantil.
Campus realiza seleção para vagas remanescentes no Curso Técnico em Administração
As vagas poderão ser pleiteadas por qualquer candidato que tenha interesse, e que cumpra os requisitos deste Edital, conforme abaixo especificado
Candidatos devem manifestar interesse em vagas do PSU 2024/1
Por ser on-line, os documentos podem ser enviados inclusive durante o final de semana e feriados compreendidos no cronograma da seleção
Acusações de tráfico são baseadas em ações sem mandado em residências
Segundo pesquisa, policiais entram nas casas sem autorização prévia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook