FGVAgro realiza segunda edição do curso online gratuito para jornalistas sobre Agronegócio, Mudanças Climáticas e Amazônia

Serão cinco aulas, sempre das 9h às 10h30, com: Roberto Rodrigues, Eduardo Delgado Assad, Ângelo Gurgel, Daniel Vargas e Felippe Serigati

Assessoria
Publicada em 07 de março de 2022 às 14:35
FGVAgro realiza segunda edição do curso online gratuito para jornalistas sobre Agronegócio, Mudanças Climáticas e Amazônia

O Centro de Estudos do Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVAgro) realizará, entre os dias 28 de março e 1º de abril, a segunda edição do curso sobre Agronegócio, Mudanças Climáticas e Amazônia, para jornalistas via Zoom. As aulas serão pela manhã, das 9h às 10h30. São 40 vagas. A inscrição deve ser feita pelo link, até o dia 16 de março.

Para participar, os jornalistas devem ter graduação completa e mais de três anos de experiência; além disso, é preciso ter vínculo empregatício com algum veículo de imprensa como: jornal, TV, rádio, revista, blog e site. Ao término do curso, os jornalistas que assistirem 75% das aulas terão certificado de conclusão de curso.

A primeira aula, dia 28 de março, terá como tema: As Perspectivas do Agronegócio Brasileiro, com o ex-ministro e coordenador do FGVAgro, Roberto Rodrigues.

Roberto Rodrigues -- Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP (1965), agricultor, doutor honoris causa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho -- UNESP/Campus de Jaboticabal (1998), , atualmente coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas -- FGVAGRO/EESP (desde 2006) e embaixador especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura -- FAO (desde 06/2012) para as Cooperativas. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Tem nove livros publicados.

Já a segunda aula, dia 29/3, será sobre Macroeconomia e Agronegócio Brasileiro, com o professor e coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócios da FGV, Felippe Serigati.

Felippe Serigati -- É professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio (MPAgro) da FGV EESP, pesquisador do Centro de Agronegócios da FGV (FGVAgro) e colaborador da Revista Agroanalysis (coluna Macroeconomia da Agricultura). É mestre e doutor em economia pela Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Atuou como assessor econômico na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A terceira aula (30/3) será sobre Clima e Mercado de Carbono, com Daniel Vargas.

Daniel Vargas -- É coordenador de Pesquisa do FGVAgro. Doutor (SJD) e mestre (LL﹒M) em direito pela Universidade de Harvard, mestre e bacharel em direito pela Universidade de Brasília. Especialista em direito, governo e políticas públicas, Vargas é também professor na FGV Direito Rio desde 2014, onde coordenou o Centro de Justiça e Sociedade (CJUS), e o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS). Serviu em distintas posições no governo federal, incluindo secretário de Desenvolvimento Sustentável, secretário de Ações Estratégicas e ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atuou diretamente na formulação de políticas sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia, incluindo temas como regularização fundiária, regularização ambiental, logística, inovação tecnológica e desenvolvimento regional.

A quarta aula (31/3) abordará Agronegócio e Meio Ambiente no Brasil e no Mundo, com Ângelo Gurgel.

Ângelo Gurgel -- Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1997), doutorado em economia aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e pós-doutorado no MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change (2007-2008). Ocupa o cargo de research scientist no MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change desde 2020. Foi professor adjunto da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESPFGV) e coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio da FGV de 2012 a 2020. Livre docente pela Universidade de São Paulo, foi professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP, 2004 a 2011).

Já a aula de encerramento do curso terá como tema Mudanças Climáticas e Produção Sustentável na Amazônia, com Eduardo Assad.

Eduardo Delgado Assad -- Formou-se em engenharia agrícola, em 1979, pela Universidade Federal de Viçosa. Fez Mestrado e Doutorado em Montpellier, França, concluído em 1987. Trabalhou nos laboratórios do INRA de Avignon e do CIRAD em Montpellier. Especializou-se em sensoriamento remoto no CNES (Centre National d´Études Spatiales) em Toulouse, no ano de 1982. É pesquisador da Embrapa desde 1987 atuando inicialmente no Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CPAC). Foi coordenador da Área de Recursos Naturais da Embrapa Cerrados, secretário executivo do Programa de Recursos Naturais da Embrapa e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados. Durante o período de 1993 a 2006, foi o coordenador técnico nacional do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos do Ministério da Agricultura e, nesse período, criou e coordenou a Rede Nacional de Agrometerorologia. Coordenou vários projetos em rede nacional e foi chefe da Embrapa Informática Agropecuária no período 2005 a 2009. Coordena projetos na área de mudanças climáticas e seus impactos na agricultura. Criou e coordenou a Sub-rede Clima e Agricultura da Rede Clima do MCT&I até 2013. É membro do comitê científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Informações

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook