FIERO e Governo se unem para fortalecer a indústria rondoniense
Na reunião, o titular da SEDEC e sua equipe apresentaram a estrutura da secretaria, que está dividida em oito eixos de atuação e que são a base do planejamento de ação da pasta
O fortalecimento da economia estadual, a necessidade de qualificação profissional e investimentos em inovação foram os temas de novo encontro entre o Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Sérgio Gonçalves e sua equipe de técnicos, realizado nesta sexta-feira,31.
O superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI, Alex Santiago, apresentou alguns resultados da área educacional do SESI e mostrou o projeto da escola SESI de Referência, criando uma nova estrutura física diferenciada que favoreça a interação entre os alunos e a construção de novas experiências, alinhada ao projeto pedagógico da Rede SESI. Também discorreu sobre o projeto do Hub de inovação do SENAI e por fim, os projetos de hidrogênio verde, a partir da eletrólise, que vem a ser a divisão das moléculas da água através de uma corrente elétrica.
O presidente da FIERO Marcelo Thomé afirma que a ideia de elaborar a proposta de projeto de hidrogênio verde serve para colocar Rondônia na vanguarda do tema de transição energética e geração de energia limpa transportável, e o mundo quer comprar hidrogênio verde. “Nenhum estado da Amazônia Ocidental se colocou como a gente se propõe a colocar. Rondônia seria pioneira em estruturar inteligência para atração de investimentos, buscando quais são as barreiras e oportunidades para que a produção de hidrogênio verde seja possível”, afirma.
Na reunião, o titular da SEDEC e sua equipe apresentaram a estrutura da secretaria, que está dividida em oito eixos de atuação e que são a base do planejamento de ação da pasta. Ela está dividida nas coordenadorias de micro e pequenas empresas, inovação, comércio, serviços e agronegócio, atração de investimento e comércio exterior, parcerias e concessões, geointeligência de dados econômicos, defesa do consumidor e trabalho, emprego e renda. Técnicos da SEDEC, que acompanharam o secretário na reunião, explicaram cada um dos eixos aos membros do conselho da FIERO. “Não são projetos estáticos, eles são dinâmicos e podem sofrer ajustes, conforme verificarmos as necessidades pontuais”, explica o secretário.
A falta de qualificação de mão de obra para atender as demandas foi um dos pontos elencados por alguns dos conselheiros da FIERO presentes à reunião. Neste ponto, o SENAI está consolidado e possui estrutura adequada para entregar pessoal capacitado e atender a indústria. Neste ponto, o secretário enfatizou que “o SENAI já é um parceiro do governo por meio de contratos e acordos de cooperação, onde há cursos disponibilizados em parceria”, reforça Gonçalves.
Proibição para novos cursos de medicina será encerrada
Camilo Santana disse que medida teve efeito contrário ao esperado
Governo suspende cronograma de implementação do Novo Ensino Médio
Não houve diálogo aprofundado sobre o tema, segundo ministro
TSE decide cassar vaga de partido por fraude à cota de gênero em BH
Decisão de ministros foi unânime
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook