Frente pela Vida: consulta pública sobre vacinação de crianças é "desnecessária e inoportuna"
A organização apoia a Anvisa na avaliação de vacinas e medicamentos e seu corpo técnico, diante das ameaças pelo governo federal e apoiadores
247 - A Frente pela Vida, conjunto de entidades que se reuniu no enfrentamento à pandemia, repudiou, em nota, a decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de realizar uma consulta pública sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos.
A organização apoia a Anvisa na avaliação de vacinas e medicamentos e seu corpo técnico, diante das ameaças pelo governo federal e apoiadores.
Veja:
1. A Frente pela vida apoia os servidores da Anvisa, os quais cumprem de maneira republicana e competente com seus deveres e que agora são covardemente ameaçados.
2. Com todas as evidências científicas já disponíveis a Frente pela Vida manifesta o apoio ao papel fundamental da Anvisa, na avaliação e liberação para uso de vacinas e medicamentos e concorda com a análise da agência que embasou a aprovação de imunização para crianças entre 5 e 11 anos.
3. Repudia a decisão inoportuna e desnecessária do Ministério da Saúde de abrir a Consulta Pública “para manifestação da sociedade civil a respeito da vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade”. Desnecessária e inoportuna porque os dados para a implantação do acesso para esta faixa etária já foram estabelecidos de maneira cientificamente correta e esta consulta atrasou o acesso desta população à necessária imunização contra a COVID19.
4. Repudia a afirmação do ministro Queiroga nesta quinta-feira, dia 23/12/2021, de “que as mortes pela doença nessa faixa etária (crianças de 5 a 11 anos) estão em nível que não demanda “decisões emergenciais”. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, ao menos 1.148 crianças de 0 a 9 anos já morreram de covid no Brasil desde o início da pandemia. Este número supera o total de mortes infantis por doenças com vacinas existentes (Estadão de 23/12/21).”
5. Por fim, a Frente pela Vida se posiciona pelo cancelamento da Consulta Pública, pela imediata decisão de disponibilizar a vacina no PNI e pela apuração rigorosa e punição exemplar dos que ameaçam os servidores da Anvisa.
Nicolelis defende interdição de Queiroga e questiona quantas crianças terão de morrer
A postagem vem na esteira da decisão de Queiroga em abrir uma consulta pública sobre vacinação infantil, apesar do parecer técnico-científico da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendar a imunização
Vacinação contra a Covid-19 em crianças começa no dia 10 de janeiro, mas sob prescrição médica
A vacinação de crianças nessa faixa etária foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quinta-feira (16)
Secretários de Saúde afirmam que não vão obedecer exigências de Queiroga para vacinar crianças
Ainda segundo a reportagem, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também avalia que não há necessidade da exigência feita pela pasta
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook