Gato pode tomar banho? Veterinária do CEUB revela segredos da higiene dos felinos domésticos
Especialista destaca ocasiões em que a ajuda humana se faz necessária nos cuidados com os pets

Em lares onde os gatos reinam, os tutores ficam em dúvida: dar ou não dar banho? A condição “autolimpante” dos bichanos pode ser considerada suficiente? Pois bem, apesar de os gatos costumarem se lamber para fazer a própria higiene, em alguns casos eles precisam da ajuda humana para manter a limpeza em dia. Fabiana Volkweis, professora de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), revela quando é ou não necessário levar o felino para o chuveiro.
De acordo com a especialista, os gatos são animais altamente higiênicos e, na maioria dos casos, não precisam tomar banho. Isso porque eles mesmos realizam diariamente o grooming, que consiste em lamber para escovar e remover sujeiras da pelagem. “A língua do gato é áspera justamente para facilitar essa limpeza, contribuindo muito para seu conforto e bem-estar”, explica.
Entre as exceções, estão aqueles gatos com pelos longos, como os das raças Persa e Maine Coon, que necessitam de cuidados especiais para evitar que os pelos embaracem, incluindo escovação frequente e banhos ocasionais. Outra raça que precisa de atenção especial é a Sphynx, conhecida pela ausência de pelos: "Esses gatos têm a pele mais oleosa e necessitam de banhos regulares para manter uma boa qualidade da pele".
O banho também é indicado é quando os gatos têm acesso ao ambiente externo, como quintais e gramados, já que podem retornar para casa mais sujos, afirma a docente do CEUB. Já gatos com problemas dermatológicos podem precisar de "banhos terapêuticos, que devem ser prescritos pelo veterinário com shampoos específicos e frequências adaptadas a cada caso".
Para raças de gatos comuns, de pelo curto, que não se enquadram em situações especiais, Fabiana Volkweis reforça que, preferencialmente, não é recomendado o banho. “Caso o tutor julgue necessário, o ideal é limitar o banho a uma vez por mês, exceto quando houver alguma recomendação veterinária específica, como no caso dos gatos da raça Sphynx", finaliza a especialista.
PIX do Lula II: Governo quer bloquear chaves PIX de devedores
A medida, que envolve a Presidência da República, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal, tem gerado preocupação no setor empresarial
Mês da Mulher Advogada: Evento da OAB Rondônia promove reflexão e troca de experiências
"Conversa Entre Elas" discutiu a valorização e os desafios da advocacia feminina
OAB Rondônia apoia OAB Nacional na reiteração do pedido de suspensão das mudanças no processo de intimação
Medida, que deve entrar em vigor em 17 de março de 2025, afetaria diretamente cerca de 300 mil advogados no Brasil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook