Genial/Quaest: Lula termina primeiro ano de mandato com país dividido: 54% aprovam o governo e 43% desaprovam

Em relação à pesquisa anterior, de outubro, a aprovação ficou estável e a desaprovação oscilou 1 ponto percentual

Assessoria
Publicada em 20 de dezembro de 2023 às 12:16
Genial/Quaest: Lula termina primeiro ano de mandato com país dividido: 54% aprovam o governo e 43% desaprovam

 ·      Aprovação do presidente repete desempenho eleitoral, com avaliação mais positiva no Nordeste (70%), entre os mais pobres (64%), e entre eleitores pretos (63%) e católicos (61%). 

·        Para 58% dos brasileiros o governo Lula ajudou a dividir o país. Só 35% acham que o governo ajudou a unir.

·        Mesmo com a polarização, brasileiros estão otimistas com a economia em 2024 

·        O primeiro ano do mandato de Lula termina com nota 5,7

A sexta e última rodada da pesquisa Genial/Quaest de 2023 mostra que o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fecha o primeiro ano de seu governo com aprovação de 54% dos eleitores e desaprovação de 43%. Em relação à pesquisa anterior, de outubro, a aprovação ficou estável e a desaprovação oscilou 1 ponto percentual.

Em linha com o desempenho na eleição, o presidente tem avaliação mais positiva no Nordeste (70%), entre os mais pobres (64%), entre os eleitores pretos (63%) e católicos (61%). Em relação a outubro, o desempenho registrou pouca variação.

A avaliação geral do governo Lula também mostra divisão: 36% fazem avaliação positiva, 32% regular e 29% negativa. O mesmo acontece na comparação com os dois mandatos anteriores. O atual governo está pior para 36% e melhor para 29%. Para 32% o atual mandato está igual aos anteriores.

A pesquisa quis saber como os brasileiros veem o governo Lula no que se refere à polarização que tomou conta do país desde a eleição presidencial. E constatou que, na opinião de 58%, o governo Lula contribuiu para dividir o país, contra 35% que avaliam o contrário, que Lula contribuiu para a união.

Apesar da polarização, os brasileiros estão otimistas com a economia: 54% acreditam que a situação vai melhorar nos próximos 12 meses. O otimismo está presente também no percentual dos que consideram que o Brasil está na direção certa passou de 43%, em outubro, para 45%, enquanto os que têm opinião contrária somam hoje 43%, com recuo de 6 pontos percentuais no mesmo período.

Essa percepção de futuro também pode ser explicada pelo relacionamento de Lula com o Congresso Nacional. Para 50% o presidente tem mais facilidade do que Jair Bolsonaro nesse campo, com crescimento de 9 pontos percentuais sobre a pesquisa de outubro. O índice dos que consideram que a relação é mais difícil recuou de 43% para 36%.

No cômputo geral, a nota que o governo Lula recebe ao final de seu primeiro ano é de 5,7. E a grande maioria dos eleitores não se arrepende de seu voto: 88%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro, com 2.012 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais em todos os Estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

 Confira o resultado da pesquisa Genial/Quaest

Sobre a Genial Investimentos

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

Sobre a Quaest

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com seis anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD).  

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook