Ginecologista Sandra Lopes fala sobre prevenção do câncer de colo de útero e usa roupas coloridas para o Março Lilás
Durante este mês, Lupita visitará postos de saúde distribuindo os lacinhos Lilás, simbolizando o convite à campanha
Dra. Sandra Lopez, que se transforma em Lupita Glamurosa para humanizar atendimentos e levar alegria para os pacientes, se veste de lilás neste mês
A médica Dra. Sandra Lopez, que se transforma em Lupita Glamurosa ( um tipo de princesa) para humanizar os atendimentos e levar alegria nos hospitais públicos do Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista, todos os meses participa de uma campanha de conscientização. Dessa vez, a profissional da saúde se vestirá de lilás para o Março Lilás, campanha que tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
Durante este mês, Lupita visitará postos de saúde distribuindo os lacinhos Lilás, simbolizando o convite à campanha. A médica passará a mensagem e orientaçãoes de uma manera alegre e divertida com seu figurino lilás e sua coroa, que será usada por suas pacientes levando energia e autoestima. "Pois todas merecemos ser rainhas", declara.
Ela falou um pouco sobre a importância da campanha. "Ela tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção ao combate ao câncer de colo uterino", diz a ginecologista que fala também sobre a causa da doença. "Este câncer é provocado pela infecção persistente do HPV papilomavírus humano. A infecção genital por esses vírus é muito frequente".
A médica diz que essas alterações são descobertas no exame preventivo. "Conhecido também como papanicolau. Quando detectadas a tempo são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame", esclarece.
Ela explica que a doença pode não apresentar sintomas na fase inicial. "O câncer de colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos", finaliza.
Sobre Lupita Glamurosa
Lupita é uma personagem criada há quatro anos pela médica colombiana Sandra Lopez. Ela entra nas enfermarias de hospitais públicos do Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista, fazendo brincadeiras, dançando e tocando músicas latinas, como as da cantora Shakira.
"O apelido foi dado por enfermeiras do pronto socorro Vicente de Carvalho em Guarujá. E meu cabeleireiro, um dia antes, falou: Lupita é glamourosa", recorda a médica.
Lupita leva sua alegria com vestidos glamourosos, com muito brilho, acompanhados de uma coroa que simboliza uma transmissão de energia e paz.
Projeto de regulação de motoristas de aplicativos frusta especialistas
Projeto foi apresentado pelo governo ao Congresso nesta semana
Extensa programação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM)
Ações acontecerão com o apoio de diversos parceiros
Prefeitura oferece cursos técnico profissionalizante
Serão oferecidas 75 vagas para jovens a partir dos 16 anos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook