Governador Confúcio Moura assina convênio com prefeituras e anuncia que deixa o governo do estado

Na sexta-feira (6), Confúcio entregará a administração ao vice-governador Daniel Pereira.

Texto: Nonato Cruz Fotos: Ésio Mendes
Publicada em 04 de abril de 2018 às 15:56
Governador Confúcio Moura assina convênio com prefeituras e anuncia que deixa o governo do estado

O governador Confúcio Moura foi aclamado pela maioria dos prefeitos de Rondônia, nesta quarta-feira (4), quando assinou ordens de serviços para obras nos municípios. A cerimônia aconteceu no salão nobre Rosilda Shockness, onde ele também comunicou que encaminhou à Assembleia Legislativa o pedido de renúncia ao cargo. Na sexta-feira (6), Confúcio entregará a administração ao vice-governador Daniel Pereira.

Os convênios foram celebrados com duas dezenas de municípios, mas outros devem ser incluídos nos benefícios na medida em que os gestores concluírem a habitação para receber os valores.

O dinheiro será utilizado em pavimentação asfáltica, aquisição de material para manutenção e construção de pontes, obras em canais, entre outros. Ariquemes, por exemplo, aplicará os valores na ampliação da estação rodoviária.

O apoio aos municípios, em geral carentes de recursos, é, segundo Confúcio Moura, uma contribuição que ajuda muito quem governa. Esta opção ele fez após consultar prefeitos no início da primeira gestão como governador e por conhecer os problemas das prefeituras, uma vez que foi prefeito de Ariquemes.

SOCORRO

“É preciso voltar a socorrer os municípios e houve o cuidado para não contrair um empréstimo. O que não puder ser liberado em 2018 pode entrar no orçamento para 2019, mas fica assegurado o apoio”, disse o governador sob aplausos demorados dos prefeitos.

Os municípios também receberão, dentro de pouco tempo, conforme o governador, cerca de R$ 200 milhões, dinheiro destinado através do Projeto Calha Norte, do governo federal. Voltado para a região Norte. “É o resultado da atuação integrada da bancada federal, uma conquista inédita”, revelou.

Ao comentar que deixa o governo para concorrer a um mandato parlamentar, Confúcio Moura disse que teve honroso convívio com as bancadas estadual e federal e agradeceu pelos convites recebidos de lideranças políticas para mudar de partido. Ele revelou que vai participar da 10ª campanha eleitoral.

GUAJARÁ-MIRIM

Antes de assinar os convênios, o governador pediu apoio dos deputados para ajudar a Prefeitura de Guajará Mirim, que não tem recursos para investimentos, pois todo o caixa está comprometido com a saúde e folha de pagamento. “É uma medida de socorro imediato. Guajará não pode sucumbir”, orientou.

A forma de governar, com harmonia e contemplando as prefeituras com obras, “é o jeito Confúcio de governar”, disse o deputado federal Lúcio Mosquini. Para ele, este é o legado que o governador deixa para ser seguido.

A fundamentação jurídica dos convênios foi longa, segundo o diretor geral do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Celso Coelho. O órgão é um dos mais solicitados pelos prefeitos para obras em ruas, estradas e pontes. Ex-gestor municipal, ele disse que sabe o que representa o benefício que chega às prefeituras.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook