Governo de RO participa de Oficina Técnica da Estratégia Amazônia 2050 e abertura da Semana do Clima, em Belém
A articulação entre os estados amazônicos representa um avanço significativo e efetivo frente às transformações climáticas
Oficina Técnica Estratégica Amazônia 2050 e abertura da I Semana do Clima da Amazônia, em Belém
Gestores e especialistas da Amazônia Legal participaram da Oficina Técnica da Estratégia Amazônia 2050 e da cerimônia de abertura da I Semana do Clima da Amazônia. Os eventos acontecem entre os dias 14 e 18 de julho, em Belém.
A Oficina Técnica teve como objetivo detalhar a construção da Estratégia Amazônia 2050, plano de longo prazo que orienta a atuação conjunta dos estados da região em torno de metas estratégicas para conservação da floresta, o fortalecimento da bioeconomia e a adaptação às mudanças climáticas. O evento foi promovido pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação do estado em espaços como esse fortalece o compromisso com o futuro sustentável da Amazônia e reafirma o papel estratégico de Rondônia na formulação de políticas públicas integradas, com base em evidências técnicas e na construção de soluções regionais para os desafios ambientais. “O governo de Rondônia tem investido e trabalhado para garantir que o desenvolvimento de Rondônia ocorra com equilíbrio ambiental. A articulação entre os estados amazônicos representa um avanço significativo para a consolidação de uma atuação conjunta e efetiva frente às transformações climáticas”, ressaltou.
Debates discutem ações integradas para o desenvolvimento sustentável da região
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Representando Rondônia, a titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e vice-coordenadora da Câmara Setorial de Planejamento do Consórcio da Amazônia Legal, Beatriz Basílio Mendes, integrou os debates que discutem ações integradas para o desenvolvimento sustentável da região e o enfrentamento da crise climática.
“Estamos planejando o futuro da Amazônia com responsabilidade, ciência e compromisso coletivo. Rondônia está pronta para contribuir ativamente com soluções que valorizem o meio ambiente sustentável”, afirmou a secretária da Sepog e vice-coordenadora da Câmara Setorial de Planejamento do Consórcio da Amazônia Legal.
As discussões incluíram a validação dos eixos prioritários do plano, como transição energética, economia de baixo carbono, financiamento climático, conectividade e governança compartilhada. O evento também marcou o início da I Semana do Clima da Amazônia, iniciativa anual e itinerante que reúne lideranças públicas, privadas e da sociedade civil com o propósito de consolidar a região como protagonista da agenda ambiental nacional e global.
A I Semana do Clima da Amazônia é uma iniciativa construída por um amplo conjunto de organizações privadas, públicas e da sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento sustentável da região. O evento é realizado entre os dias 14 e 18 de julho, e busca consolidar-se como um evento anual e itinerante, com futuras edições nos demais estados da Amazônia Legal, fortalecendo a região como um espaço estratégico no cenário climático nacional e internacional.
COOPERAÇÃO ENTRE GOVERNOS
As discussões incluíram a validação dos eixos prioritários do plano, como transição energética
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma entidade pública que reúne os nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Criado para fortalecer a cooperação entre os governos estaduais, o Consórcio visa promover o desenvolvimento sustentável da região, garantindo o equilíbrio entre o progresso econômico, a justiça social e a preservação ambiental.
Como autarquia de direito público, o Consórcio faz parte da administração indireta dos estados membros e possui foro no Distrito Federal, onde seu escritório central está localizado em Brasília. Além disso, conta com núcleos administrativos nos estados consorciados, facilitando a implementação de políticas públicas e a coordenação de iniciativas regionais.
Prefeitura realiza obra de drenagem na avenida Raimundo Cantuária
Um trecho de 500 metros de tubulação dará vazão às águas pluviais
Convênios da CAARO garantem benefícios exclusivos para a advocacia rondoniense; veja a lista com os descontos
Relação completa dos convênios e os respectivos descontos pode ser consultada na planilha em anexo
OAB Rondônia garante na Justiça isenção de alvará e taxa para advogados em São Miguel do Guaporé
Presidente da OAB Rondônia destaca que essa decisão reforça o compromisso da instituição com a defesa das prerrogativas da advocacia em todo o estado




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook