Governo de Rondônia apresenta atuação frente a conflitos agrários no Estado em Brasília
O governador, Marcos Rocha, destacou que as Operações vêm se desempenhando com muita tecnicidade pela Polícia Militar
Os conflitos fundiários e reintegrações de posse no Estado de Rondônia, foi o tema central de uma reunião que aconteceu nos dias 28 e 29 de abril em Brasília-DF com as autoridades ministeriais do Governo Federal, onde o Governo do Estado de Rondônia, por iniciativa do Governador Coronel Marcos Rocha, levou a conhecimento das autoridades federais, os fatos delituosos cometidos por grupos criminosos, que buscam a posse da terra por meios violentos e com táticas de guerrilha.
A agenda de reuniões no período da manhã se deu no Ministério daJustiça e Segurança Pública (MJSP) e na parte da tarde, na Secretaria de Conflitos Agrários com apresentação a diversas autoridades políticas, inclusive ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi falado sobre as sentenças judiciais e operações que encontram-se paradas na justiça e necessitam de celeridade.
O Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM Alexandre Luís de Freitas Ameida, palestrou sobre as ações da Corporação frente a essas situações, levando ao conhecimento das autoridades, os crimes cometidos pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP), que sob o argumento da causa social, tem cometido crimes contra a vida e a propriedade privada.
A reunião fez parte de uma agenda que contou com a presença do Governador Coronel Marcos Rocha, o Secretário de Estado da Segurança Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, o Secretário-Chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes e ainda com a presença de autoridades federais, sendo: o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Dr. Anderson Torres e o Secretário Especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia.
O Governo de Rondônia, por meio do Comandante-Geral da PMRO, explanou que existem hoje no Estado 69 áreas de invasão, onde 3 propriedades que foram invadidas pela LCP: fazendas Norbrasil, Nossa Senhora Aparecida e Santa Carmem, têm causado maior indignação no Estado em decorrência dos crimes ambientais, crimes de danos, abigeato (furto de gado), posse de armas e até homicídio, praticados quando da ação dos integrantes da LCP.
Tais conflitos agrários, têm sua maior ocorrência nas regiões Cone-Sul e Vale do Jamarí em Rondônia, contrariando leis e até a suposta ideologia do movimento LCP, uma vez que as propriedades invadidas se tratam de terras produtivas do agro-negócio. “ A PMRO realiza operações de rotina, com caráter preventivo, a qual denomina-se Operação Paz no Campo, bem como Operação Primavera e ainda Operação Hórus, esta pelo Governo Federal.
O comandante complementa que as reuniões em Brasília viabilizarão futuros investimentos para a manutenção das operações na área rural: “Com a ida a Brasília, teremos aporte de diárias para aumentar a intensidade das operações e ainda poderemos contar com o efetivo da Força Nacional. Tal providência conseguida pelo Governador Coronel Marcos Rocha, junto ao nosso Presidente da República, Jair Bolsonaro, restabelecerá a tranquilidade no campo e por consequência, trará segurança pública e jurídica”, disse o coronel Almeida.
O coronel Almeida destacou os esforços que foram realizados nas 3 propriedades rurais de grande porte e produtivas em Rondônia que foram invadidas por organizações criminosas onde foram praticadas diversas condutas delituosas. “ Pode-se constatar crimes como abigeato, porte ilegal de arma de fogo, furto de veículos, incêndios, além de condutas danosas nas propriedades que estão sendo invadidas por estes grupos,” exemplificou o coronel.
O governador, Marcos Rocha, destacou que as Operações vêm se desempenhando com muita tecnicidade pela Polícia Militar: “ O Governo de Rondônia por meio da Polícia Militar vem garantindo o direito a propriedade e de livre circulação aos trabalhadores e produtores rurais que estavam intimidados pelos invasores. E durante as Operações de ocupação pela Polícia Militar, têm sido impedido o cometimento de crimes bárbaros por parte dos invasores”, finalizou o governador.
Acesse nossa galeria de fotos para ver mais registros fotográficos:
Texto: Soldado Renata Pimentel
Imagens: Gabinete do Comando Geral
Fonte: Diretoria de Comunicação Social
Operação Narco Brasil apreende 535 kg de drogas em junho
Ações também resultaram na prisão de mais de 12 mil pessoas
PF combate grupo que fraudava licitação do INSS
Policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão
Polícia Militar do Estado de Rondônia prende suspeito em flagrante com droga
Os policiais militares perguntaram-lhe sobre a procedência da droga, porém o suspeito nada disse
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook