Governo de Rondônia conquista 1º lugar em Transparência Nacional no Poder Executivo e recebe Selo Diamante
O Governo de Rondônia conquistou o 1º lugar no Programa Nacional de Transparência Pública no Poder Executivo deste ano, e 2º lugar nacional entre os estados brasileiros
Durante a cerimônia, foi apresentado que o Governo de Rondônia obteve 99,29% no Radar da Transparência Pública com o selo diamante
O Governo de Rondônia solidificou sua posição como um referencial de transparência e prevenção à corrupção, alcançando o 1º lugar nos poderes executivos estaduais do Programa Nacional de Transparência Pública, e segundo lugar nacional entre os estados brasileiros, em 2023. A conquista foi anunciada durante o evento “Transparência em Foco” em Brasília (DF), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) nesta segunda-feira (13).
O levantamento destacou Rondônia em uma análise que considera de 202 a 258 itens de avaliação dos portais públicos e que varia de acordo com a natureza da instituição. Durante a cerimônia, foi apontado que o Governo de Rondônia obteve 99,29% no Radar da Transparência Pública, recebendo assim, o Selo Diamante.
Para o governador Marcos Rocha, esse reconhecimento reflete nas ações em promover uma administração íntegra. “Estamos empenhados em manter a transparência como pilar fundamental de nosso Governo, assegurando que a população tenha acesso fácil às informações e de forma clara sobre nossas ações e gastos. Essas ações impulsionam ainda mais para avançarmos rumo a um novo norte”, afirmou.
A disponibilização de gráficos e ferramentas de visualização de dados torna as informações mais compreensíveis e acessíveis
Uma ferramenta importante que influenciou nessa posição, foi o novo portal da transparência, desenvolvido e gerido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), onde os cidadãos têm a oportunidade de acessar uma ampla gama de dados e documentos relacionados às finanças públicas, contratações, execução orçamentária, e outros aspectos relevantes da gestão estadual. Além disso, a disponibilização de gráficos e ferramentas de visualização de dados torna as informações mais compreensíveis e acessíveis.
Esses dados provenientes de diversas unidades gestoras, como a Contabilidade Geral do Estado (Coges) e a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), demonstram uma abordagem na divulgação de informações. Essa colaboração entre diferentes setores do Governo contribui para uma visão mais completa e detalhada das atividades governamentais, fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições.
Ao liderar nacionalmente em transparência, Rondônia evidencia-se como referência em boas práticas de gestão, podendo servir de exemplo para outras unidades estaduais. “Esse é mais um exemplo de como Rondônia reforça seu compromisso, consolidando-se como referência em prestação de contas, valores essenciais para a construção de uma gestão pública cada vez mais transparente”, salientou o controlador-geral, José Alves de Aquino.
Link do radar: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/radar-da-transparencia-publica/panel.html
Serasa: 59% das dívidas de cartão de crédito entre os brasileiros são de compras em supermercados
Feirão Serasa Limpa Nome, que segue até 30/11, é oportunidade para colocar a vida financeira em dia
Brasil: Trânsito já matou mais de 10 mil brasileiros em 2023
Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA) lembra que, ainda, há aqueles que sofrem sequelas dessas tragédias
Jirau Energia patrocina prêmio Mulheres Negras que escrevem História
O Prêmio reconhece mulheres que se destacaram no combate ao racismo e em diversos setores da sociedade, no estado de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook