Governo de Rondônia e prefeitura ampliam cobertura vacinal contra a covid-19
A relação de doses aplicadas e distribuídas está acima de 58%, por gênero, os indicadores revelam a imunização de 52,9% dos homens e 47,1% das mulheres
Em menos de duas semanas a força-tarefa de vacinação contra a covid-19 fez dobrar o percentual de doses comunicadas no sistema do Governo Federal
A ação conjunta entre Governo de Rondônia e a Prefeitura de Ji-Paraná ampliou a cobertura vacinal contra a covid-19 e a comunicação na plataforma do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), que apresentou resultados surpreendentes nos últimos dias. Em menos de duas semanas uma força-tarefa, adotada pela Secretaria de Saúde do município, com mais de 100 servidores e agentes comunitários de saúde fez dobrar o percentual de doses comunicadas no sistema do Governo Federal.
Esses indicadores refletem no compromisso do Poder Executivo na distribuição e aplicação das vacinas contra covid-19. Das 61.503 doses entregues a Ji-Paraná, 36.080 já foram aplicadas, sendo 28.862 da 1ª dose e 7.218 com da 2ª. A relação de doses aplicadas e distribuídas está acima de 58%, por gênero, os indicadores revelam a imunização de 52,9% dos homens e 47,1% das mulheres.
Força-tarefa conta com mais de 100 servidores e agentes comunictários de saúde
“A Prefeitura de Ji-Paraná já atingiu mais de 3,6 mil registros na plataforma. A comunicação de Ji-Paraná vem melhorando a cada dia, e a tendência é o crescimento. Só para se ter uma ideia, o percentual de doses represada caiu de 20 mil para nove mil, isso porque são doses enviadas na sexta feira, sábado e domingo, que já estão sendo aplicadas. O município está sendo referência no lançamento desses dados, o que eleva muito a cobertura vacinal nessa ação conjunta com o Governo do Estado”, explicou o diretor executivo da Agevisa, Edilson Silva.
O sistema adotado pela Secretaria de Saúde de Ji-Paraná, está gerando maior transparência e velocidade na atualização dos dados. A mudança é resultado de uma força-tarefa em vigor desde o dia 28 de junho, que elevou o percentual de vacinados de 23 mil para mais de 36 mil no município. Outro benefício constatado pela diretora municipal da divisão em saúde, Allinny Rezende, foi a redução de erros, que não traduziam a realidade de cidade, que no sistema contabiliza 51.225 pessoas vacinas, segundo o último boletim do município.
O sistema integrado, recomendado pelo MS precisava de autorização e homologação para ser operado, o que levava mais tempo para lançamento de todos os dados da campanha. Outro fator, que não contribuía, era o fluxo intenso de informações na base do MS, oriundos de todos os municípios do Brasil, gerando entraves e lentidão no sistema.
“Estávamos tentando fazer pelo sistema de integração; como estava demorando muito, decidimos realizar essa força-tarefa com apoio da equipe dos agentes comunitários de saúde, junto com os demais servidores da prefeitura para realizarmos esse lançamento direto no Sistema do PNI. O resultado foi muito satisfatório”, destacou Alinny Rezende.
Com base nos dados compilados pela Semusa 39.40% dos 130 mil habitantes já foram imunizados com a 1ª e a 2ª dose da vacina contra covid-19, incluindo a AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen. Para atingir 80% de cobertura vacinal Ji-Paraná precisaria de pelo menos 50 mil doses a mais. “Nosso cronograma já está todo definido, assim que as doses são aplicadas de imediato e lançadas no sistema. O nosso tempo de resposta tem sido muito rápido, tanto que essa semana toda a nossa programação já está definida para os grupos prioritários com 42 anos ou mais, com ou sem comorbidades”, finalizou Alliny Rezende.
DER executa duplicação na RO-481 que dá acesso ao município
Ao todo, são 54,80 quilômetros que serão beneficiados, desse total 4,9 quilômetros já estão sendo executados em ritmo acelerado
Moradores do bairro Costa e Silva comemoram a chegada de obras de infraestrutura nas ruas
Pavimentação começou e asfalto virá em seguida, anuncia prefeito ao visitar as obras
Pleno da OAB Nacional avança na análise do provimento sobre os novos limites da publicidade na advocacia
Entre as seccionais, Rondônia se destaca ao ter contribuído com análise do texto proposto, item a item, pelos conselheiros seccionas e pelo colégio de presidentes das subseções, propondo inclusive alguns ajustes ou acréscimos ao texto original proposto pela Corregedoria da OAB Nacional
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook