Governo de Rondônia realiza 584 testes rápidos da covid-19 durante drive thru
Foram realizados no total 584 testes rápidos feitos com antígeno, com procedimento de coleta feita no nariz com uma haste flexível, o swab
Foram realizados no total 584 testes, desses 77 foram positivos, um índice de 12%.
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira, 23, a 15ª edição do drive-thru de testagem rápida para diagnóstico da covid-19 no Estado. Desta vez a população beneficiada foi a do município de Ariquemes. Os testes foram realizados no Espaço Alternativo em frente ao Estádio Gentil Valério.
A ação envolveu mais de 100 pessoas entre servidores do Governo e Prefeitura de Ariquemes, além do Exército Brasileiro, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e voluntários do Projeto Juventude Solidária, que ficaram encarregados do cadastro. Foram quase 5 horas para atender de forma rápida todas as pessoas que buscaram o atendimento. Foram disponibilizados 1 mil testes rápidos da covid-19.
O secretário de estado da Saúde, Fernando Máximo, salientou que essa medida faz parte do enfrentamento da pandemia através do projeto Mapeia Rondônia, em vigor desde junho do ano passado. “Ao identificarmos as pessoas que estão contaminadas e nem sabiam, o que chamamos de assintomáticos, nós conseguimos controlar a doença. Ao testar positivo a pessoa já recebe todo o atendimento no local e é orientada a ficar em quarentena por 10 dias. Isso ajuda a quebrar o ciclo da doença”, enfatizou o secretário. A secretária de saúde de Ariquemes Milena Pietrobon, destacou a importância desse cuidado e da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. “A nossa população só tem a ganhar, ao receber esse atendimento diferenciado, por isso, colocamos nossa equipe a disposição para realizar o maior número de testes possível”, disse a secretária.
A microempreendedora individual Rosilene Fonseca veio com a mãe e foi a primeira a fazer o teste. Ela disse que já teve a doença e faz a testagem com frequência por causa da mãe que é idosa e também por ter uma série de comorbidades “esse mesmo exame na rede particular custa R$ 90 e aqui eu fiz de graça. Agradeço essa preocupação que o governo tem com a gente, de oferecer os testes para população” disse a empresária que comemorou o teste negativo.
A ação foi acompanhada pelo governador do Estado.
Foram realizados no total 584 testes rápidos feitos com antígeno, com procedimento de coleta feita no nariz com uma haste flexível, o swab. O resultado sai em menos de 20 minutos. De todas as pessoas testadas em Ariquemes 77 tiveram resultado positivo para a covid-19, um índice considerado alto. Para o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, que esteve presente no local, “isso demonstra a eficiência dos testes e que o Estado está buscando frear a pandemia, sem medir esforços com a realização dessas testagens em massa sendo importante também manter as medidas sanitárias e de distanciamento social, sem fechar as portas”, destacou o governador.
Com mais essa ação já foram realizados em sistema de drive-thru em todo o Estado 11.174 testes rápidos. Ao todo, foram 4 ações do “Mapeia Rondônia” em Porto Velho; 2 em Cacoal; 2 em Ji-Paraná; 1 em Extrema, 1 em Vista Alegre do Abunã; 1 em Guajará-Mirim; 1 em Cerejeiras; 1 em Pimenta Bueno; 1 em Jaru e agora a última em Ariquemes.
*contem áudio para rádios nas palavras destacadas
Governo lança campanha com instituições parceiras para aumentar estoque de sangue em Rondônia
A campanha da Seas tem como foco os próximos 7 dias, mas as doações devem ser constantes para que a Fhemeron possa atender todas as unidades de saúde do Estado
Decreto 26.038 do Governo de Rondônia autoriza prática atividades desportivas profissionais sem a presença de torcida
Ficam permitidas as atividades desportivas profissionais, desde que obedecidos os protocolos sanitários da confederação brasileira de futebol, sendo expressamente vedado a presença do público
Governo de Rondônia publica Decreto 26.038 que traz atualizações quanto às atividades com limitações
O retorno das partidas atividades de esporte profissionais deverá seguir um intenso protocolo que obriga, entre outras coisas, a desinfecção dos estádios e suas instalações, o uso de máscaras nos vestiários, a disponibilidade de álcool gel para todos os profissionais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook