Governo Federal antecipa pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial

A partir de quinta-feira (23.04), as pessoas nascidas em janeiro ou fevereiro já aprovadas pelo sistema receberão mais um pagamento do benefício

Assessoria
Publicada em 21 de abril de 2020 às 13:40
Governo Federal antecipa pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial

 

Foto: Rafael Carvalho/ Min. Cidadania

O Governo Federal adiantou para esta semana o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600. A partir de quinta-feira (23.04), as pessoas nascidas em janeiro ou fevereiro já aprovadas pelo sistema receberão mais um pagamento do benefício. Quem nasceu em março ou abril receberá a parcela a partir de sexta-feira (24.04) e assim por diante. Anteriormente, o pagamento seria efetuado apenas a partir de 27 de abril. O crédito da primeira parcela continua normalmente, sendo que apenas nesta segunda-feira (20.04) a Caixa Econômica Federal está contemplando mais de seis milhões de cidadãos.

"Hoje estamos pagando por dia a mais pessoas que a população inteira de alguns países do mundo", comparou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante coletiva de imprensa para anunciar as novidades. "Entendemos que a espera é frustrante, mas a boa notícia é que, quando a pessoa for receber, receberá duas parcelas", completou.

Regularização de CPFs

O ministro da Cidadania comemorou o fato de o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter derrubado a liminar que suspendia a exigência de CPF regular para o recebimento do auxílio. "Faço um agradecimento ao STJ, que cassou a liminar, garantindo o CPF como base do cadastramento, análise e fornecimento do auxílio emergencial. Todo o sistema financeiro brasileiro é estruturado em cima dessa informação", disse Onyx Lorenzoni, que ainda ressaltou o trabalho em conjunto do ministério com a Receita Federal, que permitiu a regularização de 13,6 milhões de documentos.

"Queremos agradecer também à Receita Federal, que permitiu que pudéssemos facilitar e simplificar a regularização dos CPFs. Mais de 13 milhões de CPFs retornaram à base de dados da Dataprev, Caixa e Cidadania", concluiu.


Acessos

O aplicativo Caixa Auxílio Emergencial já teve mais de 50,3 milhões de downloads e 42,2 milhões de cadastros. A ferramenta digital serve para que trabalhadores informais, autônomos, contribuintes individuais do INSS e microempreendedores individuais solicitem o benefício. O aplicativo Caixa Tem, que serve para movimentar a conta poupança digital, conta com 21,9 milhões de downloads. O site auxilio.caixa.gov.br soma 275,1 milhões de visitas, enquanto a central telefônica 111 recebeu 49,6 milhões de ligações.

Comentários

  • 1
    image
    daniel jose da silva 21/04/2020

    quero uma informacao fiz meu cadastro no auxilio mas o numero que coloquei pra receber o codigo de confirmaco nao esta mas fucionando liguei pra operadora mas como estou devendo eles nao fez o desbloqueio do meu chip e agora nao tenho como receber meu beneficio e nao tenho dinheiro pra pagar o chip pq estou desempregado oque posso fazer

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook