Governo prorroga período de suspensão de contrato de trabalho e redução salarial
Medida foi estabelecida por decreto presidencial
Anderson Riedel/PR
O decreto que prorroga por dois meses a suspensão dos contratos de trabalho e por mais um mês a redução de salários e carga horária de funcionários de empresas privadas foi publicado nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União. O texto regulamenta a Lei 14.020, de 2020, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada na semana passada e que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
Proposto pela Medida Provisória 936/2020, de 1º de abril, o programa autorizou os empregadores a alterar salários e jornada de trabalho durante a pandemia de covid-19 no Brasil. Inicialmente, a previsão era de que os funcionários pudessem ter seus contratos suspensos, com pagamento de uma parte do seguro desemprego por dois meses, ou ter seus salários e jornada de trabalho reduzidos em 25%, 50% ou 70% por três meses, com uma complementação salarial também concedida pelo governo.
Na passagem pelo Congresso, os parlamentares autorizaram o Executivo a prorrogar essa redução enquanto durar a pandemia (o estado de calamidade pública no país se encerra em 31 de dezembro). O decreto publicado hoje detalha os prazos.
Prazos máximos
O decreto presidencial aumenta para 120 dias os prazos máximos para as duas situações (suspensão de contrato ou redução salarial):
- Para a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário, ficam acrescidos 30 dias, passando dos 90 dias atuais para 120 dias no total;
- Para a adoção da suspensão temporária do contrato de trabalho, são 60 dias a mais, passando dos 60 atuais para 120 dias no total. O decreto permite o fracionamento da suspensão contratual em períodos sucessivos ou intercalados de 10 dias ou mais, respeitado o prazo total de 120 dias.
A medida também prorroga o auxílio emergencial de R$ 600 por mais um mês para empregados com contrato intermitente firmado até a data da publicação da MP 936.
Trinta anos do Estatuto da Criança e do Adolescente é lembrado em live transmitida pelo Ministério Público de Rondônia
O objetivo da conversa foi fazer uma reflexão sobre os 30 anos do ECA, os avanços e e os desafios para garantia plena dos direitos de crianças e adolescentes
AGU pede ao STF que União defina aplicação de recursos da Lava Jato
Manifestação foi motivada por decisões da 13ª Vara Federal em Curitiba
Declare seu Amor participa de reunião online com consultora do Prêmio Innovare
O projeto também auxilia e orienta os fundos a se cadastrarem para receber recursos do FIA
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook