Governo realiza vacinação no Sistema Penitenciário em ação conjunta entre Agevisa e Sejus, com parceria do município
O Governo do Estado, além de atender os servidores do Sistema Penitenciário, abriu o acesso à imunização dos detentos
A microscopista Lucélia Rodrigues vacinou com a meningocócica
O Governo de Rondônia realizou nesta quinta-feira, no Centro de Detenção Provisória – CDP, conhecido como Urso Branco, em Porto Velho, uma ação de vacinação que reuniu o trabalho conjunto da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, e a Coordenação Municipal de Imunização, em Porto Velho. A Coordenação Estadual de Imunização da Agevisa disponibilizou cerca de 1.300 imunizantes, sendo vacinas bivalente, influenza e meningocócica. A expectativa é a imunização dos servidores e reeducandos do Sistema Penitenciário, mas não há obrigatoriedade.
O governador Marcos Rocha pontuou que, “o Governo pretende elevar a cobertura vacinal em todo o Estado e a ação conjunta dos órgãos governamentais é imprescindível. Estamos trabalhando em investimentos e em ações diretas contra o avanço ou ressurgimento de qualquer doença”.
COBERTURA VACINAL
O diretor-geral do CDP, Gilson Cao Couto informou que, a comunicação da ação foi realizada com antecedência pela Sejus, “o que facilitou a mobilização dos servidores e detentos para participarem da imunização”. A gerente da vigilância em saúde do trabalhador da Agevisa, Elisane Pereira de Melo disse que, “a oportunidade dada aos servidores do Sistema é uma forma de garantir a vigilância em saúde do trabalhador”.
O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima salientou que, além de atender os servidores, o trabalho abriu o acesso à imunização para os detentos. “Dessa forma atendemos o trabalhador e oportunizamos a cobertura vacinal em locais com acesso mais difícil”, considerou.
A microscopista que atua no laboratório de endemias do Centro de Detenção Provisória, Lucélia Rodrigues Silva tem uma rotina de trabalho diária, portanto, aproveitou para atualizar a carteira vacinal com a meningocócica. “Frequento as unidades de saúde, mas a ação dentro do presídio é uma oportunidade que facilita a minha rotina familiar”, afirmou.
O secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito destacou que, a atuação conjunta entre Agevisa e Sejus, “é de suma importância para a saúde pública, pois auxilia na prevenção de dois públicos distintos, as pessoas privadas de liberdade e os servidores, demonstrando a efetiva preocupação do Governo do Estado com a saúde de nossa população, independente da condição ou função que exercem na sociedade. É uma ação que deve ser aplaudida por todos!”
Sejus inicia mutirão de matrículas escolares em unidade prisional da Capital
Reeducandos com documentação em dia terão as matrículas efetivadas. Os demais serão encaminhados à Casa da Cidadania para regulamentação ou emissão de documentos
USF de União Bandeirantes vai ganhar reforma e ampliação
Ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira (29)
Comunidades ribeirinhas recebem água mineral e hipoclorito de sódio
Cerca de 140 famílias estão sendo atendidas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook