Governo realiza vacinação no Sistema Penitenciário em ação conjunta entre Agevisa e Sejus, com parceria do município

O Governo do Estado, além de atender os servidores do Sistema Penitenciário, abriu o acesso à imunização dos detentos

Texto: Aurimar Lima Fotos: Pedro Adilon Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 29 de junho de 2023 às 17:13
Governo realiza vacinação no Sistema Penitenciário em ação conjunta entre Agevisa e Sejus, com parceria do município

A microscopista Lucélia Rodrigues vacinou com a meningocócica

O Governo de Rondônia realizou nesta quinta-feira, no Centro de Detenção Provisória – CDP, conhecido como Urso Branco, em Porto Velho, uma ação de vacinação que reuniu o trabalho conjunto da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, e a Coordenação Municipal de Imunização, em Porto Velho. A Coordenação Estadual de Imunização da Agevisa disponibilizou cerca de 1.300 imunizantes, sendo vacinas bivalente, influenza e  meningocócica. A expectativa é a imunização dos servidores e reeducandos do Sistema Penitenciário, mas não há obrigatoriedade.

O governador Marcos Rocha pontuou que, “o Governo pretende elevar a cobertura vacinal em todo o Estado e a ação conjunta dos órgãos governamentais é imprescindível. Estamos trabalhando em investimentos e em ações diretas contra o avanço ou ressurgimento de qualquer doença”.

COBERTURA VACINAL

O diretor-geral do CDP, Gilson Cao Couto informou que, a comunicação da ação foi realizada com antecedência pela Sejus, “o que facilitou a mobilização dos servidores e detentos para participarem da imunização”. A gerente da vigilância em saúde do trabalhador da Agevisa, Elisane Pereira de Melo disse que, “a oportunidade dada aos servidores do Sistema é uma forma de garantir a vigilância em saúde do trabalhador”.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima salientou que, além de atender os servidores, o trabalho abriu o acesso à imunização para os detentos. “Dessa forma atendemos o trabalhador e oportunizamos a cobertura vacinal em locais com acesso mais difícil”, considerou.

A microscopista que atua no laboratório de endemias do Centro de Detenção Provisória, Lucélia Rodrigues Silva tem uma rotina de trabalho diária, portanto, aproveitou para atualizar a carteira vacinal com a meningocócica. “Frequento as unidades de saúde, mas a ação dentro do presídio é uma oportunidade que facilita a minha rotina familiar”, afirmou.

O secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito destacou que, a atuação conjunta entre Agevisa e Sejus, “é de suma importância para a saúde pública, pois auxilia na prevenção de dois públicos distintos, as pessoas privadas de liberdade e os servidores, demonstrando a efetiva preocupação do Governo do Estado com a saúde de nossa população, independente da condição ou função que exercem na sociedade. É uma ação que deve ser aplaudida por todos!”

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook