Hidrelétrica Santo Antônio atinge 100% de disponibilidade com as 50 turbinas sincronizadas gerando energia para todo Brasil
Apesar da maior crise hídrica já registrada na Amazônia, em 2024, a usina gerou mais de 16 milhões de MW/h, e manteve o 4º lugar no ranking de geração

A Hidrelétrica Santo Antônio, usina do grupo Eletrobras, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), atingiu o índice de 100% de disponibilidade, com suas 50 unidades geradoras (UGs) sincronizadas no Sistema Interligado Nacional. A geração instantânea chegou à marca de 3.151 MW/h, energia equivalente ao consumo de cerca de 35 milhões de pessoas.
Resultado de um trabalho integrado das equipes de Operação e Manutenção que implementaram um planejamento minucioso para realizar todas as manutenções das unidades geradoras no intervalo de restrição hídrica, e garantir que no período de altas vazões todas as 50 turbinas estivessem disponíveis.
“Dadas as particularidades do rio Madeira e a necessidade de manutenção dos equipamentos, é um grande desafio ter as 50 UGs sincronizadas simultaneamente. Trabalho que reflete o compromisso da Eletrobras com o setor elétrico e com o abastecimento de energia para a região Norte e todo o país”, destaca Caio Pompeu de Souza Brasil Neto, CEO da Hidrelétrica Santo Antônio.
Índice de disponibilidade e geração em 2024
O ID (Índice de Disponibilidade) estabelecido no projeto da hidrelétrica, que é o tempo pelo qual suas turbinas têm que estar disponíveis, é de 94,76%. Até então, abril de 2022 foi a data mais recente que Santo Antônio manteve as 50 turbinas disponíveis.
A geração acumulada em 2024 da usina também reflete a dedicação da companhia em implementar ações estratégicas para aperfeiçoar a eficiência de geração em sincronia com o ciclo hidrológico do rio Madeira e suas peculiaridades.
Ano passado, com a maior crise hídrica vivenciada na Amazônia, Santo Antônio gerou 16,07 milhões de Megawatts hora, mais que em 2023 (14,18 mi MW/h), quando a estiagem foi menor, mantendo a posição de quarta maior geradora hídrica do país, atrás de Itaipu (PR), Tucuruí (PA) e Belo Monte (RA).
Essa quantidade de energia gerada daria para abastecer os Estados de Acre e Rondônia por mais de dois anos e o Estado do Rio de Janeiro por três meses.
“Em 2024, realizamos estudos e implementamos estratégias específicas para aperfeiçoar a performance da usina diante da maior seca da história, sem paralisação das atividades. A Eletrobras segue inovando para manter a usina preparada para os desafios”, reforça Francisco Arteiro, diretor de Operações da Hidrelétrica Santo Antônio.
Governo de RO realiza capacitação no âmbito operacional para servidores do sistema prisional
A capacitação visa que os policiais penais compreendam e apliquem as regras de segurança quanto ao manuseio de armamentos e à segurança nas unidades prisionais
Matrículas para os Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar começam nesta segunda-feira (27) em Porto Velho
Matrícula é destinada para o público que efetuou a inscrição de forma on-line
Cerca de 350 pessoas participaram dos passeios no primeiro dia de reativação da litorina
Os passeios são gratuitos e são realizados aos sábados e domingos no Complexo Madeira-Mamoré
Comentários
Rondônia ganhou o quê com tudo isso? Absolutamente nada!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook