Ibama resgata mais de uma centena de animais silvestres em Rondônia
Animais, em grande maioria, foram localizados na região urbana da capital, Porto Velho
Em 120 operações realizadas em Rondônia ao longo do ano passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou 123 animais silvestres. Cerca de 90% deles estavam na área urbana da capital, Porto Velho.
Do total resgatado, atualmente 32 animais estão em recuperação e/ou tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do estado. Entre eles, uma onça e dois filhotes de anta, um que foi atropelado na zona urbana de Candeias do Jamari, na Região Metropolitana, e outro proveniente de Apuí, no Amazonas, que fora domesticado, mas entregue voluntariamente pelo proprietário.
O superintendente do Instituto em Rondônia, Cesar Luiz Guimarães, informou que, em recente operação que investigava o tráfico de animais silvestres, o Ibama resgatou 10 animais, incluindo cobras, jacarés e iguanas. O homem que estava com os animais é suspeito de tentar, em agosto de 2023, enviar uma jiboia (Boa constrictor) pelos Correios para São Paulo.
"A posse e a captura de qualquer animal silvestre são proibidas. Não existe licença para isso. O Ibama o responsabilizou administrativamente com multa de R$ 41 mil, principalmente porque grande parte desses animais resgatados está ameaçada de extinção. Além disso, na esfera judicial, ele responderá criminalmente por tráfico de animal silvestre”, esclareceu o superintendente.
#Ibama35 anos
Prefeitura de Porto velho oferece curso de pós-graduação em Gestão Escolar para servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho é parceira do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Rondônia
Prefeitura intensifica vacinação contra raiva em bairro de Porto Velho
O objetivo é formar uma barreira de proteção contra o vírus no ciclo urbano
Prefeitura já supera média de emissão de licenças em 2024
Foram emitidas 276 licenças ambientais nos primeiros meses do ano, um percentual 30% maior que o do ano passado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook