Ieda Chaves aborda sobre a igualdade de gênero em evento dedicado às mulheres na Alero
Deputada defendeu a luta por mais Espaços de Poder e pela liberdade de escolha
Cerimônia aconteceu no auditório da Alero (Foto: Marcos Nobre Jr. I Assessoria parlamentar)
Em um discurso durante o evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizado na quinta-feira (7), no Auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) fez questão de destacar a persistente luta das mulheres por igualdade e busca por mudança de uma realidade muitas vezes “invisível” aos olhos da sociedade. O evento contou com painéis e sorteio de brindes.
"O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), é um dia que internacionalmente não é apenas sobre a igualdade salarial, mas sobre as muitas lutas que enfrentamos. Nós, as Marias, as guerreiras, que tenhamos muita fé e perseverança para lutar por um futuro onde não apenas sobrevivemos, mas vivemos com vontade. Precisamos acreditar nisso!", afirmou a deputada.
Ela ainda enfatizou a importância de confiar, no dia a dia, na capacidade que o sexo feminino tem e no incentivo constante à mudança. Ela destacou que, ao longo dos anos, as mulheres foram erroneamente subestimadas, mas é fundamental não se curvar a nenhum tipo de situação que considerem desconfortáveis.
"Acredito que as mulheres podem alcançar muito mais do que os homens. Precisamos da colaboração dos homens também nesta luta, pois a maioria deles, eu tenho certeza, não concorda com os abusos que as mulheres enfrentam", acrescentou a parlamentar ao lembrar que Rondônia é líder nos índices de feminicídio (3,1 vítimas por 100 mil habitantes), por exemplo, superando a média nacional (1,4), em 2022, segundo Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Espaços de poder
Em seguida, Ieda Chaves ressaltou a necessidade de mais mulheres ocuparem os espaços de poder e contribuírem na promoção de mudanças significativas na vida da população. "Mulher tem que votar em mulher. A gente precisa ter maior representatividade, pois temos um olhar diferente sobre as coisas. Só a gente sabe as dores que passamos no dia a dia. Todas nós, sem exceção, já passamos por um momento em que nos sentimos constrangidas ou diminuídas por um homem. A mulher precisa acreditar que tem força!", enfatizou.
Apelo
O discurso foi encerrado com um apelo à união de homens e mulheres na busca por uma realidade mais justa e igualitária.
Painéis e lembranças
O evento contou com painéis, sendo: “Violência doméstica”, proferido por Dra. Lizandra Vanneska Monteiro, promotora de Justiça; “Saúde da Mulher”, por Dra. Ana Lúcia Rangel, médica ginecologista; “Saúde da Mulher II”, por Dra. Ilma Freitas, farmacêutica esteta; além de Mensagem de Fé, por Judiléia Castro Silva, pastora da Igreja às Nações; além de sorteio de dezenas de brindes.
Mulheres no Parlamento: a participação feminina na construção de Rondônia
Representantes femininas fazem parte da história do Legislativo
Deputado Marcelo Cruz assegura 40 toneladas de calcário para produtores rurais de Cacaulândia
Solenidade ocorreu na Câmara Municipal e contou com a participação de produtores rurais
Troca de luminárias na avenida Calama promove segurança e bem-estar, atendendo pedido do vereador Everaldo Fogaça
Vereador Everaldo Fogaça (PRD) acompanhando o trabalho da EMDUR na avenida Calama
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook