Ieda Chaves acompanha reunião ampliada do Parlamento Amazônico em Belém
Deputada defende o debate de propostas para o desenvolvimento econômico
Em agenda oficial, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), participou na sede da Assembleia Legislativa do Pará, em Belém, da segunda reunião ampliada de 2023 do Parlamento Amazônico, nesta quinta-feira (27). Além de parlamentares de Rondônia e do Estado anfitrião, participaram delegações do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Roraima e Tocantins.
“É uma agenda importante para todos nós dos oito estados que compõem a região amazônica. Então, a grande maioria das pautas são comuns e, é muito importante neste momento, pois podemos perceber que há algo em comum. Juntos podemos lutar e trazer mais benefícios à população”, disse Ieda Chaves.
As discussões ocorrem principalmente a respeito de questões ligadas à habitação, regularização fundiária, recuperação das rodovias (BRs), ampliação da exploração de petróleo em plena Amazônia, sustentabilidade, entre outros.
COMPROMISSO
De acordo com a deputada estadual do Pará e presidente da Associação do Parlamento Amazônico da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Edna Auzier, defendeu a existência de pautas plurais para dar voz aos representantes da população na região.
“Não se faz política pública só. A Amazônia precisa da nossa voz e da nossa marcha em Brasília e, é por isso, que estamos aqui (reunidos). Estamos discutindo essas questões, mas queremos mais que isso, resultados. Estou entusiasmada, tenho vivido dois anos de mandato no Parlamento, mas estamos vendo deputados e deputadas participando mais e isso nos fortalece”, colaborou a presidente.
MINISTRO DAS CIDADES
A reunião contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Na oportunidade, ele deu em detalhes informações sobre as mudanças ocorridas no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), após a aplicação da Medida Provisória 1.162/23. Entre elas, o reajuste da renda máxima das famílias atendidas chamada “Faixa 1”, que passou de R$ 1.800 para R$ 2.640. Outros temas e projetos que estão na pauta do Governo Federal para os estados da Amazônia Legal também foram apresentados.
BEM COMUM
Ieda Chaves observou que hoje há um presidente à frente do país, as eleições já acabaram e, as questões ideológicas partidárias devem ficar para trás e que prevaleça a luta pelo bem comum do país. “Agora, independente de quem votei, que um ou outro votou, quem está no Poder [Presidência] é quem devemos cobrar e pode nos ajudar. A gente tem de buscar todos os benefícios que podemos aos nossos estados”, concluiu a parlamentar.
AGENDA
A próxima reunião acontecerá no mês de maio, em Rio Branco (AC).
Mosquini vai reunir 97 parlamentares da região norte para definir plano de ação contra embargos do IBAMA
Mosquini explicou que o objetivo é reunir um grupo grande de Congressistas para realizar uma ação conjunta e definir um plano de ação contra os embargos de terras realizado pelo IBAMA
Juros: senadores reforçam compromisso com regra fiscal e reforma tributária
Na ocasião, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, autor do requerimento para a realização da sessão, salientou que a taxa básica de juros praticada no Brasil, fixada em 13,75% pelo Banco Central (BC), é muito alta e tem refletido na estagnação do crescimento econômico
Violência nas escolas é discutida em audiência pública na Alero
Ação ostensiva continua e governo lança Escola Segura e Cidadã
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook