Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
Indicação é um esforço conjunto para garantir uma velhice digna e saudável à população
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação nº. 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas. A proposta, destinada ao governo de Rondônia e que ficaria sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), visa promover ações preventivas e educativas para identificar precocemente os sinais da doença, sensibilizar a população e capacitar profissionais de saúde para lidar com a questão de forma humanizada e eficaz.
A depressão em idosos é um problema de saúde pública crescente, com impactos significativos na qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão em idosos pode ser facilmente negligenciada ou subdiagnosticada, muitas vezes confundida com os efeitos naturais do envelhecimento. No Brasil, com o rápido envelhecimento da população, a demanda por cuidados de saúde mental para essa faixa etária aumenta significativamente.
“Os dados estatísticos mostram que a prevalência de depressão em idosos no Brasil chega a aproximadamente 20%. Isso se deve a fatores como o isolamento social, a perda de entes queridos, a redução da capacidade física e a falta de atividades significativas na rotina. Em Rondônia, assim como em todo o Brasil, essas questões demandam uma resposta pública eficiente e focada no bem-estar mental e emocional dos nossos idosos”, disse Ieda Chaves no documento.
Esforço conjunto
A deputada enalteceu ainda que, a proposta se trata de um esforço conjunto para garantir uma velhice digna e saudável àqueles que construíram nossa sociedade e que, no momento mais delicado de suas vidas, precisam de acolhimento e cuidado. “Ao estabelecer esta Política, Rondônia reafirma seu compromisso com a valorização da vida, a promoção da saúde e a proteção dos direitos dos idosos”.
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Turma participou de projeto promovido pelo professor de filosofia da instituição
Cleitinho pede que colegas assinem PEC contra supersalários Fonte: Agência Senado
Ele afirmou que esse corte de gastos, se efetivado, deverá atingir todos os Poderes, sem prejudicar a população
Sancionado o acesso público a dados de condenados por crimes sexuais
Margareth Buzetti, autora do projeto que originou a lei
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook