IFRO e IPHAN promovem evento de Arte, Patrimônio e Cultura
A Comissão Organizadora do evento atua em conjunto com a Coordenação de Cultura, Esporte e Cidadania do IFRO
Nos dias 16 e 17 de novembro vai ser promovida a Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura, organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/RO). As programações estão previstas para ocorrerem no Campus Porto Velho Calama (Av. Calama, 4985 – Bairro Flodoaldo Pontes Pinto) e no Teatro Guaporé (R. Tabajara, 148 – Bairro Olaria). A Comissão Organizadora do evento atua em conjunto com a Coordenação de Cultura, Esporte e Cidadania do IFRO, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Campus Porto Velho Calama.
Para o Coordenador de Arte e Cultura do IFRO, Ícaro Costa, “a realização da Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/RO) é de suma importância para toda a comunidade acadêmica do IFRO, incluindo estudantes e servidores, pois este tipo de evento oferece a oportunidade de enriquecer a formação cultural e ampliar o conhecimento sobre a arte, bem como incentivar a reflexão crítica sobre a importância desses elementos na construção da identidade cultural do indivíduo. Além disso, a realização de um evento aberto ao público externo, promove a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, contribuindo para a valorização da Arte e do patrimônio histórico-cultural da região”.
Segundo a Superintendente do IPHAN em Rondônia, Alyne Mayra Rufino dos Santos, a parceria com o IFRO na realização da Semana “representa um importante passo para estabelecer parceria de projetos e ações conjuntas, na intenção de viabilizar e ampliar o acesso e a visibilidade às políticas públicas, bem como a atuação de ambas as instituições por parte da população rondoniense. A promoção da extroversão das atividades artístico-culturais, trazendo também o tema do patrimônio, elaboradas por estudantes e servidores do IFRO, auxiliam na ampliação do entendimento do patrimônio cultural e sua natureza material e imaterial. E temos certeza que a partir desta primeira parceria, iremos expandir e potencializar as discussões e entendimentos acerca da produção de arte e cultura no estado de Rondônia, bem como das ideias de pertencimento, identidades e memórias presentes na relação com os bens culturais”.
O cerimonial de abertura será na noite de quinta-feira (16), às19h30, no Teatro Guaporé, mas durante o dia as atividades já estarão ocorrendo no Campus Calama. “Consideramos um marco para a nossa instituição o evento Semana de Arte, Patrimônio e Cultura, tanto pela feliz parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), quanto pelo reconhecimento/homenagem a 19 artistas de Rondônia, cujas produções são de valor incalculável. Teremos momentos de fortes emoções ao longo do evento! Ressalto ainda os diversos trabalhos de servidores(as) e alunos(as) dentro do universo artístico e cultural, que irão compor uma belíssima e diversificada programação, expressiva da cultura e identidade regionais. Programação que merece ser prestigiada por toda a comunidade, afinal as diversas linguagens artísticas são patrimônios da/para formação humana. Nosso desejo é de que a cada ano o evento possa expandir e contribuir no âmbito da Arte, Patrimônio e Cultura do Estado de Rondônia”, descreve a servidora Janaina Leite, que integra a Comissão Organizadora.
Programação
O primeiro dia começa cedo, com a montagem e organização das exposições (artes visuais e livros literários no Campus Calama) e passagens de som e ensaios (grupos musicais e teatrais no Teatro Guaporé). Já à tarde, no Campus Calama, tem credenciamento dos participantes a partir das 13h30. E às 14 horas Exposição de Artes Visuais, Livros e Objetos Arqueológicos – Hall de entrada do auditório, miniauditório, corredores das dependências do campus.
As exposições/artes visuais incluem os diversos campi: “Amazônia” (Campus Ariquemes) de Anna Clara da Costa Baylão, Ezequiel Quirino de Souza, Guilherme Ferreira Sommerfeld, Guilherme Henrique Silva Araújo, Gustavo Galdino dos Santos, João Carlos Dionisio Souza Campos, Queren Hapuque Bongiolo dos Santos, Rafaela Lauer de Oliveira, Vitória Carolina Souza de Oliveira e Yasmin Gomes de Andrade. Responsável: Edinaldo Gonçalves Coelho.
Do Campus Cacoal, vem a exposição “Rondônia Toons”, de Larissa Carolini Pastrolin Soares. De Ji-Paraná são duas: “Eu rupestre: representações estudantis sobre a pintura rupestre”, Amanda Rangel Marchiori e Ronald Oliveira Campos da Silva (Responsável pela Mostra: Fernando Ferreira Pinheiro); e “Telas de Amanda Rangel Marchiori”, de Amanda Rangel Marchiori.
Do próprio Campus Calama serão expostos a “Produção de trabalhos para a Semana de Arte, Patrimônio e Cultura do IFRO”, “Trabalhos do clube de arte do Campus Calama exposição”, “Pinturas Deny Ardaia”, Releituras e Indumentárias folclóricas. Responsáveis: Telma Cristina Martins dos Santos e Deny Ardaia. Enquanto o Campus Porto Velho Zona Norte levará a exposição do projeto “Cores em Ação”, que é organizada por Kenia Silva Martins Freitas. Jaru apresenta “Artistas Negros Brasileiros”, em que Hendy Barbosa dos Santos é o responsável. E o Campus Vilhena irá expor “Heranças do Guaporé”, de Ana Luiza Marques Caldeira.
Às 15h30 tem apresentações de Dança (Campus Jaru); Hip-Hop, com Letícia Vallin Andrade (Campus Jaru); Pop-Hit com Alyssa Ferreira Araújo, Maria Eduarda Damaceno e Maria Eduarda Oliveira Rissato; apresentação de Dança (Campus Ji-Paraná) com Hávila Kaline Boni dos Santos e Pedro Henrique Quinelato Barbosa Caldas. Na sequência, às 16 horas, é a vez do Sarau com poetas do estado, alunos(as) e servidores(as).
Segundo o Professor de Música do IFRO Campus Ji-Paraná, Fernando Pinheiro, este é um evento de extrema importância, “não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para toda a sociedade. Este encontro representa muito mais do que uma simples celebração das artes; ele é um reflexo da nossa identidade, da nossa história e da nossa diversidade cultural. Desempenha também um papel fundamental na promoção da cultura e das artes na região. Ao reunir artistas, estudantes, pesquisadores e entusiastas, este evento proporciona um espaço de expressão criativa, onde diferentes formas de arte podem ser vivenciadas e apreciadas”.
Também o Professor de Artes do Campus Calama, Deny Ardaia da Silva, credita ao evento grande relevância para o estado e região, ao promover e preservar uma rica herança artística/cultural e patrimonial. “Nesta semana celebraremos a diversidade cultural do estado, destacando sua história, tradições e arte, principalmente, conectado as linguagens artísticas – Artes Visuais, Teatro, Música e Dança – produzidas nos campi do IFRO”. O docente ainda frisa que Rondônia abriga uma rica miscelânea de culturas, que vai desde as comunidades indígenas até as influências trazidas por imigrantes de diversas partes do Brasil.
“A Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura oferecerá uma oportunidade única para que a população e visitantes possam conhecer e apreciar essa diversidade, através de exposições, apresentações artísticas, rodas de conversas e outras atividades. O estado possui uma rica herança arquitetônica, artefatos históricos e tradições que merecem ser cuidadosamente conservados. Por isso, neste evento, buscaremos sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção desse patrimônio e da produção artística e cultural em nossa sociedade”, afirma Deny.
Ele ainda destaca a parceria entre IFRO, IPHAN e a Fundação Cultural do Estado de Rondônia (FUNCER) em favor das artes, culturas e das ações de preservação e restauração patrimonial. “Ao promover a valorização da cultura e do patrimônio, esta Semana contribuirá, também, para o fortalecimento da identidade rondoniense, o enriquecimento cultural da população e o estímulo ao turismo cultural no estado. Em última instância, a Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura desempenhará um papel crucial na construção de uma sociedade mais consciente de suas raízes e comprometida com a preservação e promoção de seu rico legado cultural e histórico”, completa o docente.
Cerimônia de Abertura
A abertura oficial será à noite (19h30), no Teatro Guaporé. A primeira apresentação cultural será com o “IFROhArMoNiA”, que é formado pelos professores: Denise Franca Reis (Campus Calama), Fernando Ferreira Pinheiro (Campus Ji-Paraná), Nelio Ranieli Ferreira de Paula (Campus Colorado do Oeste) e Rivaldo José de Souza Silva (Campus Cacoal).
Depois se apresenta o Coral Cênico do IFRO (Campus Porto Velho Zona Norte), com regente/preparador vocal, Marcos Grutzmacher; regente/professora de música, Kênia Freitas; expressão corporal/produção: Ícaro Alexsander; concepção coreográfica: Gilca Lobo; violão: Washington de Amorim Junior; e pandeiro: Daniel Marcelo Sarudaks Silva.
A apresentação selecionada no FEMUSI do Campus Porto Velho Zona Norte entra na sequência. E depois tem apresentação musical com os professores Marcos Grutzmacher, Jorge Washington de Amorim Junior e a aluna Thaila Araújo Mota da Silva. Também do Zona Norte, Thaila Araújo Mota da Silva (voz), Daniel Marcelo Sarudaks Silva (violão), João Felipe Sarudaks Silva (bateria) e Maiela Aranda Johnson (baixo).
Do Campus Colorado do Oeste, a apresentação musical será com professor e alunos: Nelio Ranieli Ferreira de Paula, Larissa Ribeiro Rodrigues, Mateus Henrique Machado de Souza, João Manoel Tertuliano Silva e Lucas Puerari. E para finalizar o primeiro dia, sobem ao palco os convidados Deivis Nascimento dos Santos (voz e guitarra) e Banda. Cleyton Pereira dos Santos (violão), Matheus Henrique dos Santos Marinho (bateria), Maiela Johnson (contrabaixo). O encerramento é às 21h50.
Segundo dia
Na sexta-feira (17), a programação continua no Teatro Guaporé. Às 8h00 iniciam as apresentações musicais do Campus Jaru, em voz e violão com Rhayanne Cristina Regis Badaró; e do “Grupo da Viola”, com Joalison Fernandes da Silva Guedes e Pedro Henrique Cardoso. Depois haverá apresentações teatrais: “Mistérios de Rondônia” (Campus Jaru), com direção de Hendy Barbosa Santos; “Carta Única sobre as vozes que me atormentam” (Campus Ji-Paraná), com direção de Amanda Rangel; “A farsa de Inês Pereira” (Campus Ji-Paraná), com direção de Bárbara Rigoni Bonfim; “O preço de um felizes para sempre” (Campus Vilhena), com direção de Claudia Aparecida Prates e Fabiani Maronez.
A partir de 10h20, iniciam as exibições de curta-metragens: dos Campi Jaru (João Gabriel Nogueira da Silva) e Ji-Paraná (Projeto Geo-Câmara – Ação: O uso de recursos Audiovisuais para o Ensino de Geografia). Seguidas das apresentações teatrais “A pérola do Mamoré” (Campus Guajará-Mirim), dirigida por Claudete Neves e Carlos Eduardo Fonseca, produção dos estudantes da oficina de teatro; “Rondônia Plural” (Campus Cacoal), com produção de Rivaldo José de Souza Silva, direção de Jakeline Melo dos Anjos, e roteiro de Jamille Cardoso Canci.
Sexta à tarde
Ainda no Teatro Guaporé, às 13h30, ocorre apresentação musical “Banda No Name” (Campus Ji-Paraná) com Emilly Costa Mugrabi, Diogo Alvarenga de Souza, Samara Benfica Zotesso, Filipe Rodrigues de Freitas, Nathan Rocha Torrente, Júlia Souza Martins, Fernando Ferreira Pinheiro (direção e violão) e a participação especial de Rivaldo José de Souza Silva.
Às 14 horas, inicia a Mesa Redonda “Patrimônio Cultural: Diversidades e Significâncias”, com Alyne Mayra Rufino dos Santos (IPHAN), Juliana Santi (UNIR), Nair Ferreira Gurgel do Amaral (UNIR) e Uilian Nogueira Lima (IFRO).
Voltando a ocorrer as apresentações culturais a partir das 15h15: Grupo Vocal “IFRO, Vamos Cantar?” e o Grupo de Percussão “IFRO, Vamos Batucar?” do Campus Calama, sob regência de Denise França Reis. Tem também apresentação dos Grupos: Emilly Hayane Souza Maciel, Emilly Kauanne Alves Hurtado, Geovana Evangelista Barros de Freitas, Gustavo Lobato da Costa, Jullia Emanuelle Teixeira de Oliveira, Keren Hapuc Alves Soares Mousinho da Silva, Lorena Gonçalves Félix Quintela, Maria Eduarda Araújo Frota Saraiva, Maria Eloisa da Costa Rodrigues, Tassila de Souza Vargas, João Henrique Costa Fontele, Rebecah Barbosa Loubak e Sarah Sthefanny Araripe Silva.
A apresentação musical das 15h40 é “Uma viagem musical pelo Brasil” do Campus Cacoal: Hamábily Alves dos Santos, Marcos Vinícius Souza Medeiros, Any Gabriely Lima Nascimento, Ana Gabrieli Oliveira da Silva, Mateus Gabriel Dantas Dias, Mônica Gonçalves Dias, Eubert Arcangelo Lovo, Sarah Luiza da Rocha Santos, Kauê de Oliveira Franco, Thiago Silva Pereira, Flávia Vitória de Souza Bonim e Professor Rivaldo José de Souza Silva.
O Campus Colorado do Oeste traz mais música com “Meu passado me condena”: Eduardo Oliveira, Mateus Henrique Machado de Souza, João Manoel Tertuliano Silva e Nélio Raniele Ferreira de Paula; canções autorais de Lucas Puerari; Lucas se apresenta depois com Eduarda Martinelli, João Manoel Tertuliano Silva e Nelio Raniele Ferreira de Paula.
Noite de encerramento
Para fechar a Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura, a partir das 18h30, tem “Trio de Cordas” do Campus Ji-Paraná (violino, viola e violoncelo) com Jaqueline Inácio Azevedo, Danielly Cristine Souza de Lima e Giulia Novais Vieira; e exibição do curta premiado “Ela Mora logo Ali”.
O Cerimonial de Encerramento presta homenagem a artistas de Rondônia das diversas linguagens. A entrega de placas será feita após discurso do Reitor do IFRO e do Superintendente do IPHAN. Feitas as homenagens, se apresentam os convidadas(os): Grupo Vocal Cantadô; Boi-Bumbá Brasileirinho (Campus Calama), composto por Deny Ardaia e música e arranjo de Denise França Reis. O Show de Encerramento será com Bubu Johnson e Augusta do Cavaco.
Com a realização da Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura, IFRO e IPHAN buscam contribuir para a promoção, visibilidade e consolidação da arte e da cultura no âmbito do IFRO e de Rondônia. Outros objetivos são os de compartilhar ações exitosas dos Núcleos de Arte e Cultura, por meio da Mostra de Talentos de servidores e estudantes; criar espaços para que os(as) alunos(as), servidores(as) e comunidade possam compartilhar seus trabalhos artísticos, performances, talentos e habilidades, tanto para o público interno quanto externo; promover a arte, o patrimônio e a cultura rondonienses e da região; e homenagear artistas e/ou produtores de arte com atuação no estado.
Passeio Ciclístico marca comemoração aos 46 anos
Evento terá percurso de 10 quilômetros com saída do Ginásio Gerivaldão
Semictur promove reunião bilateral com CDL e bolivianos
O objetivo é estreitar parcerias comerciais com o município
Pit Stop da UNINASSAU orienta motoristas sobre câncer bucal
Acadêmicos de Odontologia da Instituição compartilharam informações sobre a prevenção da doença
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook