Incra apresenta projetos em parceria com o Ifro no Grito da Terra
Morar+Rural e GeoRondônia são projetos executados pelas duas instituições para o público da reforma agrária
Durante reunião no auditório do Incra em Porto Velho para discussão da pauta do Grito da Terra em Rondônia, na quarta-feira (26), foi apresentado o projeto Morar + Rural, destinado à construção de moradias e projetos produtivos nos assentamentos do estado, que será executado em parceria entre a autarquia e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Também foram demonstrados os resultados do projeto GeoRondônia e sua expansão.
Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Incra e Ifro estabeleceu as obrigações de cada instituição para o projeto-piloto de construção de 250 unidades habitacionais e duzentos projetos produtivos em assentamentos do estado, com investimentos de R$ 20,3 milhões.
O recurso é proveniente do Crédito Instalação do Incra nas modalidades Habitacional, Fomento – Mulher e Jovem, e há apoio financeiro de emenda parlamentar para a elaboração dos projetos, acompanhamento e fiscalização das obras.
As professoras do Ifro, arquiteta Daniela Giovanini e engenheira civil Monnike do Vale, detalharam a execução para os participantes. Após entrevistas com as famílias em campo, foram projetados três modelos de moradias a partir de 60 m², com possibilidade de ampliação futura. A etapa atual é de seleção da equipe técnica. Haverá profissionais habilitados atuando e bolsistas para incentivo à pesquisa e extensão no meio rural.
“Buscamos conhecer as reais necessidades das famílias para elaborar os projetos. As vantagens são a qualidade técnica das moradias, a fixação das famílias no campo, melhorias no aspecto social e econômico com os projetos produtivos e a segurança alimentar”, explicou a arquiteta.
O superintendente do Incra em Rondônia, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, observou que a parceria com o Ifro tem resultado em relevantes benefícios para os assentamentos. “Este novo projeto é só o piloto porque vamos estender para parcela significativa dos assentamentos”, informou.
GeoRondônia
Outro projeto entre o Incra e o Ifro é o GeoRondônia, para vistoria ocupacional e georreferenciamento de assentamentos, sem custo para os beneficiários. Sua execução teve início em 2022 para atender a 14 mil famílias e foi ampliado em 2024 para 24 mil famílias. O investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões do Incra com apoio de emendas parlamentares da bancada federal de Rondônia.
“GeoRondônia hoje é referência nacional em regularização fundiária. Agradecemos ao Incra por oportunizar essa conquista ao Ifro de poder chegar mais longe e ajudar as pessoas que de fato necessitam. Onde houver necessidade social o Ifro estará lá”, afirmou o reitor do Ifro, Moisés José Rosa Souza.
MPRO promove reuniões com órgãos estaduais para debater a integração de sistemas
Outra série de reuniões está programada para os próximos dias
Alunos do colégio Tiradentes se encantam com estrutura da UNINASSAU Cacoal
As visitas são fundamentais para a formação acadêmica e pessoal dos futuros universitários
Uso excessivo de telas impacta na saúde ocular dos jovens
Evidências comprovam o aumento da miopia em todo o mundo. Avanço também está associado ao alto tempo de exposição a aparelhos eletrônicos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook