Instituições fazem passeata para lembrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

Os transtornos do espectro autista aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta

Decom Ji-Paraná
Publicada em 31 de março de 2022 às 16:45
Instituições fazem passeata para lembrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo (CMAEE) Autismo de Ji-Paraná foi convidado pela Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) IV para participar, amanhã (1º), a partir das 7h15, de um momento de reflexão durante o momento cívico da instituição para lembrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado todo o dia 2 de abril (sábado).

Além do momento de reflexão, pais, alunos e professores do Centro de Autismo farão uma passeata da CTPM IV até a instituição (localizadas no bairro Nova Brasília, 2º distrito).

Neste ano, o tema escolhido para o Dia Mundial Sobre o Autismo é “Lugar de autista é em todo lugar!“, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar nas redes sociais. A pedido da Revista Autismo, o desenhista Maurício de Sousa produziu uma “tirinha” especial para o dia 2 abril, com o André, o personagem autista da Turma da Mônica, pelo Instituto Maurício de Sousa.

De acordo com a diretora do CMAEE Autismo, Dalva Rosa Paiva Maria, a unidade de ensino especial municipal foi convidada para participar do momento cívico da Escola Tiradentes para falar para alunos daquela unidade sobre o trabalho realizado na instituição.

Prosseguindo com a programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, no sábado (2), haverá uma passeata no centro de Ji-Paraná com a participação de pais e alunos do CMAEE Autismo e de escolas particulares. A passeata dever ter início às 16h30, com saída da Praça da Bíblia, passando pela Igreja Dom Bosco, Banco do Brasil e retornando à Praça da Bíblia (1º distrito).

A programação segue na próxima semana e duas palestras devem acontecer nos dias 7 e 8. A primeira será direcionada a cuidadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre “Estratégias de Regulação e Acomodação para Estudantes com Autismo”, no próprio auditório da Secretaria.

A outra é destinada aos pais dos estudantes do Centro de Autismo sobre “Como lidar com filhos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEAs)”, na própria unidade de ensino especial.

De acordo com a última estimativa divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010, existiam aproximadamente 70 milhões de autistas em todo o mundo, cerca de 1% da população mundial. De lá para cá, esse número só vem aumentando.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook