Intoxicação por metanol: Brasil confirma 24 casos
Diante do aumento dos casos, o Tribunal de Contas da União determinou auditoria nas ações de fiscalização de bebidas no país
O Ministério da Saúde informou a existência de 259 notificações de casos de intoxicação por metanol relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Desse total, 24 foram confirmados, 235 seguem em investigação e 145 foram descartados.
A maioria das ocorrências se concentra em São Paulo, estado que também contabiliza cinco mortes. Além de São Paulo, apenas Paraná e Rio Grande do Sul notificaram ocorrências.
- São Paulo: 20 casos;
- Paraná: 3 casos;
- Rio Grande do Sul: 1 caso.
O Ministério recebeu, nesta quinta-feira (9), um lote com 2,5 mil unidades do fomepizol, medicamento usado como antídoto no tratamento de intoxicação por metanol. As doses reforçam o estoque do Sistema Único de Saúde.
A primeira remessa, com 1,5 mil unidades, começou a ser distribuída prioritariamente para o estado de São Paulo.
Diante da crise, o Tribunal de Contas da União (TCU), na sessão plenária de 2 de outubro, determinou a fiscalização dos órgãos públicos federais responsáveis pelo controle da produção e venda de bebidas no país.
A fiscalização da produção e do comércio de bebidas no Brasil envolve diversos órgãos públicos (federais, estaduais e municipais), como Ministério da Agricultura, Anvisa, vigilâncias sanitárias, polícias civiis e Polícia Federal, procons e Ministério Público.
Cotações do boi gordo para hoje, 10/10
Frango e carcaça suína apresentam estabilidade nos valores
Café hoje: confira as cotações para esta sexta-feira (10)
Veja os valores do café arábica, café robusta, açúcar cristal e do milho no mercado
Cotação da soja e do trigo para hoje (10)
Cotações da soja caem em Paranaguá; trigo também registra queda no Rio Grande do Sul




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook