Ipem apura denúncia de venda de fios e cabos elétricos irregulares em Porto Velho
O objetivo da fiscalização é coibir a venda de cabos elétricos impróprios para o uso e assim garantir a eficiência dos materiais e a segurança dos consumidores
Objetivo da ação é coibir a venda de cabos elétricos irregulares para garantir a eficiência dos materiais
O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM-RO) atendeu denúncia realizada na última quarta-feira, 8, que trata da venda de fios e cabos elétricos irregulares no comércio de Porto Velho. Durante a fiscalização para apurar a denúncia, três modelos de produtos foram interditados.
O objetivo da fiscalização é coibir a venda de cabos elétricos impróprios para o uso e assim garantir a eficiência dos materiais e a segurança dos consumidores. O registro dos produtos apreendidos havia sido cancelado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), mesmo assim, os artigos estavam sendo expostos de forma irregular em lojas de material de construção.
Para agilizar a verificação dos produtos fiscalizados, o Ipem leva a campo um microhmímetro, equipamento que avalia a resistência elétrica dos condutores, identificando assim a possibilidade de fraudes contra os consumidores.
No Brasil, os fabricantes de produtos irregulares têm utilizado uma quantidade inferior de cobre na fabricação de fio e cabos elétricos, fazendo com que esses materiais estejam fora das normas estabelecidas. A prática está sendo fortemente combatida pelo Inmetro com o apoio do Sindicato das Indústrias de Condutores Elétricos (Sindicel), sindicato que representa os grandes fabricantes do setor elétrico.
Além da fiscalização em si, os fiscais do Ipem têm aproveitado o contato com os comerciantes para orientar a melhor forma de buscar a aquisição de fios e cabos elétricos de qualidade. “Em muitos casos temos nos deparado com comerciantes que também foram enganados. Sendo assim estamos fazendo um serviço de orientação para que o responsável pelo estabelecimento possa conferir se os registros estão ativos ou não de cada produto”, frisou o metrologista do Ipem, Igor Argento.
De acordo com o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, os consumidores podem continuar denunciando a venda de fios e cabos, essas denúncias serão sempre apuradas pelos fiscais do Ipem. “Estamos seguindo o Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia de dar voz a sociedade, garantir as ações de fiscalização e proteger a população em casos de violações às normas do Inmetro. Portanto não queremos que os consumidores corram risco na compra de fios e cabos, que possam causar acidentes elétricos com a utilização de produtos de baixa qualidade”, destacou Aziz.
O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos elétricos, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.
Detran Rondônia promove 1º Encontro Estadual de Fiscalização em Porto Velho neste sábado, 11
Evento está programado para acontecer no Teatro Guaporé em Porto Velho a partir das 19 horas, com a formação de 50 agentes de trânsito
Aberto Chamamento Público para credenciar empresa especializada no fornecimento de alimentação hospitalar
O prazo para envio da documentação vai até o dia 13 de dezembro, às 12 horas, sob pena de não aceitação, caso o envio dos documentos ocorra após o dia e horário estipulado
Emater promove “Dia de Campo da Cafeicultura” para debater técnicas de manejo com produtores rurais
Evento foi realizado para levar novas técnicas de cultivo de café aos produtores rurais de Alto Paraíso e região
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook