Ipem divulga balanço em ações fiscalizatórias de produtos em Ji-Paraná

Trabalho teve o objetivo de saber se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos corresponde ao peso real do produto

Alexandre Almeida Fotos: Alexandre Almeida Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 09 de abril de 2022 às 10:54
Ipem divulga balanço em ações fiscalizatórias de produtos em Ji-Paraná

Produtos pré-embalados são fiscalizados pelo Ipem e devem seguir as normas do Inmetro

O Instituto de Pesos e Medidas – Ipem Rondônia realizou no período de 14 a 25 de março, uma ação de fiscalização na cidade de Ji-Paraná. A ação foi realizada pelos fiscais do laboratório de Pré-Medidos que examinou 1646 unidades, identificando irregularidades em 77 massas desiguais, dos quais 13 produtos foram reprovados, dois erros formais de embalagem, além de ter gerado 13 autos de infração.

Publicidade

O trabalho teve o objetivo de verificar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos condizem com o divulgado. Os que são pesados sem a presença do consumidor, de responsabilidade do próprio ponto de venda e de produtos de terceiros, também foram verificados, seguindo as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

Entre os produtos com maior percentual de irregularidade estão: os derivados de carne (embutidos), cereais, pescado congelado e queijo. “O Ipem desenvolve essas ações para que o consumidor não seja prejudicado com a pesagem irregular do produto, com isso, a população deve sempre ficar atenta se o supermercado está descontando realmente o peso da embalagem (tara) de cada produto”, pontuou o metrologista do Ipem, Jean Ferreira.

Na oportunidade, também foi realizada a vistoria em botijões de Gás Liquefeito de Petróleo (P-20), sendo reprovado um dos modelos de acordo com os critérios individual e média. “São ações de fiscalização que mostram a importância do Ipem em garantir o cumprimento das normas do Inmetro junto à sociedade rondoniense. O trabalho dos fiscais tem o intuito de garantir que a população não sofra perdas na compra de produtos para sua residência, tendo segurança necessária para a aquisição dos itens”, destacou o presidente do Ipem, Theodoro Rahal.

O consumidor que encontrar divergências ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda, em estabelecimentos comerciais, pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail: ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook