Já é tempo de organizar a casa para as festas de fim de ano
Tradição religiosa e dicas de especialistas ajudam a responder as principais dúvidas sobre decoração para Natal e Réveillon
A proximidade do mês de dezembro anuncia a chegada das festas de fim de ano. Para muitas pessoas, este é o momento de decorar a casa com árvore de Natal, pisca-pisca, quadros, almofadas temáticas no sofá e outros elementos para entrar no clima das comemorações.
Apesar de ser uma tradição em muitos lares, isso não significa que a decoração da casa para as festividades de fim de ano não gere algumas dúvidas. Quais elementos não podem faltar? Como integrar a decoração de Natal com a de Réveillon? Até quando, devo manter a casa decorada?
Algumas tradições podem ajudar a responder essas dúvidas. O conhecimento sobre elas aliado às dicas de quem entende tudo sobre decoração permite tornar a casa mais aconchegante para viver esse momento especial.
Quando decorar a casa para o Natal?
De acordo com a tradição cristã, o início de dezembro é o momento de iniciar os preparativos e decorar a casa para as festas de fim de ano. Há até uma data específica para montar a árvore de Natal.
Em entrevista à imprensa, o padre Filipe Gouvêa explica que, para o catolicismo, os enfeites devem ser montados no primeiro domingo do Advento. A data varia de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica, mas deve ser sempre quatro domingos antes do Natal.
Aqueles que não são católicos ou não gostam de seguir tradições religiosas, podem escolher a data que quiserem para iniciar suas decorações. Em entrevista à imprensa, a decoradora de eventos Luiza Fiorito destaca que o momento para começar a decorar varia, mas que percebe que, a cada ano, as pessoas estão iniciando o processo mais cedo.
Há pessoas que decidem montar a tradicional árvore de Natal em meados de novembro, quando já encontram os enfeites e elementos decorativos disponíveis nas lojas.
Quais elementos não podem faltar?
No comércio, há uma infinidade de itens para decorar a casa para o Natal. Para os mais indecisos, a variedade de oferta pode aumentar as dúvidas. Luiza dá a principal dica para começar sem erros: antes de mais nada, é preciso definir uma paleta de cores.
Muitas pessoas investem no tradicional vermelho e verde, mas a escolha das tonalidades deve ser feita baseada nas preferências de cada um. A especialista explica que, a partir da definição da cor, fica mais fácil escolher os elementos decorativos.
Os enfeites da árvore de Natal, as roupas de cama, os tapetes, as cortinas e outros detalhes podem entrar na paleta de cores. Na sala, a capa da almofada e a manta que costuma ficar sob a poltrona também podem ganhar um toque de cor e complementar a decoração.
Para quem gosta de pisca-pisca, a boa notícia é que se trata de um elemento atemporal. É possível utilizá-lo na árvore e/ou em outros locais da casa. As velas também são uma opção para iluminar e decorar o ambiente.
Luiza sugere renovar a decoração todos os anos e, para isso, a dica é investir na criatividade. Segundo ela, é possível reutilizar enfeites antigos mudando a paleta de cores, adicionando laços ou reorganizando os itens em outros locais da casa.
As flores artificiais usadas para enfeite de mesa em um ano podem ser adicionadas na árvore de Natal do ano seguinte, por exemplo. Já as bolas da árvore, podem ser dispostas em jarras de vidro para criar elementos decorativos diferentes.
Ano novo pode fazer parte da decoração?
Boa parte das decorações de fim de ano é voltada para o Natal, entretanto, também é possível utilizá-las para manter a casa enfeitada no réveillon. A florista e cenógrafa Gabriela Nora explica que a decoração das duas festas pode ser a mesma, e para trazer mais harmonia para as duas celebrações, a dica é apostar em tons básicos.
No Ano Novo, a paleta de cores costuma ser branca, dourada e prateada. Essa cartela pode aparecer nos enfeites de Natal e permanecer até o dia 31 de dezembro.
Elementos específicos para o fim de ano podem ser adicionados para agregar mais beleza à decoração. Balões temáticos podem ser colocados próximo da mesa onde será feita a refeição ou na composição de um fundo para os convidados tirarem fotos.
Quando desmontar a decoração de fim de ano?
Conforme padre Gouvêa, a retirada dos enfeites de Natal também deve acontecer em um dia específico para quem segue o catolicismo. De acordo com o líder religioso, a decoração é desfeita no dia 6 de janeiro, quando é celebrado o Dia de Reis.
Mas para quem não segue nenhuma tradição, a casa pode ser redecorada sem os enfeites de fim de ano logo após as comemorações de Natal e Ano Novo.
DEPENDENDO DE QUEM É 'AMIGO', GOVERNO E AMBIENTALISTAS APÓIAM VENDER AS RIQUEZAS DA AMAZÔNIA
Quando são os amigos ideológicos que querem tomar conta da nossa floresta e dos nossos minérios, aí não tem a mesma preocupação
Café começa a quarta-feira (4) com redução no preço
Outro produto que apresentou diminuição no preço foi o açúcar. Em São Paulo, o produto registrou queda de 0,78% no valor e agora é vendido a R$ 162,32
Soja registra pelo menos cinco altas consecutivas no preço, no Paraná
Quanto ao trigo, houve salto de 0,24% no último fechamento, com a tonelada do produto vendida a R$ 1.416,41, no Paraná
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook