Janeiro Roxo 2024: Morhan promove a conscientização sobre a hanseníase em todo o Brasil
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que atinge os nervos periféricos e a pele
O Janeiro Roxo de 2024 está sendo marcado por uma mobilização incisiva liderada pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) em todo o Brasil. Esta campanha nacional não apenas busca conscientizar, mas enfaticamente ergue a bandeira da hanseníase, destacando a premente necessidade de diagnósticos precoces e o enfrentamento do estigma profundamente enraizado em torno da doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que atinge os nervos periféricos e a pele. Os principais sintomas conhecidos pela maioria da população são: manchas brancas ou avermelhadas, placas e/ou caroços na pele. As manchas se tornam secas, perdem os pelos, e sua principal característica é apresentar uma alteração de sensibilidade ao calor, ao frio e à dor. Fique alerta a outros sinais importantes, como dores ou engrossamento no trajeto dos nervos, formigamento, sensação de agulhadas, e dormência nos pés e nas mãos.
O Janeiro Roxo é uma campanha nacional oficializada pelo Ministério da Saúde em 2016, de conscientização e eliminação da hanseníase, uma doença crônica que afeta a pele e os nervos periféricos. Essa iniciativa tem como objetivo principal promover a educação sobre os sinais, sintomas, tratamento e prevenção, buscando eliminar o estigma social associado à doença. Por meio de atividades de divulgação, como eventos, palestras, rodas de conversa, campanhas nas redes sociais e programas educativos, o Janeiro Roxo vem sensibilizando a população, incentivando a busca por diagnóstico precoce e orientando sobre a importância do tratamento adequado para aqueles afetados.
Através de uma série de estratégias, o Morhan reitera a importância crucial do acesso ao tratamento e da educação da população, fortalecendo assim a resposta nacional contra essa enfermidade.
Lançamento de Logo e Slogan do Morhan
No dia 20 de dezembro de 2023, o Morhan apresentou sua nova identidade visual para o Janeiro Roxo. O logo, uma ampulheta em forma de laço roxo com um coração em pedaços, simboliza o sofrimento e a busca por uma cura inalcançável, destacando a necessidade de encontrar soluções para a doença. O slogan "Vivendo em busca da cura" reflete a busca constante por bem-estar físico, mental e social, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conheça aqui.
Campanha de Conscientização
O Morhan lançou uma série de ações para alcançar diferentes públicos. O Podcast "Hanseníase", apresentado por Fernanda Cassiano (SAPS) e produzido para seu Mestrado na Fiocruz Brasília, conta com quatro episódios semanais durante todo o mês de janeiro, lançados no Instagram do movimento, @morhannacional. Também na conta do Instagram, o Morhan está impulsionando sua presença na imprensa e redes com uma abrangente programação do Janeiro Roxo, com vídeos temáticos protagonizados por pessoas afetadas pela hanseníase, profissionais de saúde, artistas e Misses parceiras. Ouça no Instagram aqui.
Atividades nos Territórios Prioritários
Os núcleos do Morhan nas cidades como Juazeiro (CE), Teresina (PI), Betim (MG), Maceió (AL), Marituba (PA) estão recebendo ações e atividades diversificadas. Isso inclui desde rodas de conversa e seminários até ações de educação em saúde, visitas a Unidades Básicas de Saúde e rodas de conversa sobre conscientização com profissionais de saúde e a comunidade em geral.
Confira a programação:
Atividades nos territórios - destaques por região:
Juazeiro - CE, dia 4, roda de conversa com profissionais da saúde de duas UBS, participação de Faustino Pinto, coordenador nacional do Morhan, e autoridades locais.
Tianguá - CE, de 10 a 15, visita de fortalecimento do núcleo e atividade de educação em saúde no território. Com a presença de Faustino Pinto.
-
10/01: Atividades de fortalecimento do núcleo
Roda de Conversa: Estigma, advocacy, cenário situacional do núcleo, hanseníase e seus determinantes sociais, pensando em reestruturação do núcleo.
-
11/01: Seminário - Hanseníase, e seus determinantes sociais
Situação Epidemiológica em Tianguá
Estigma: Desconstruindo Conceitos - Faustino Pinto
Hanseníase - Verdades e Mitos
Construção do Plano de ação para hanseníase em Tianguá em 2024
-
12/11: no período da tarde, reunião com a Coordenadora do Morhan Fortaleza, Verônica Gurgel. Participação Especial: da nossa embaixadora da Hanseníase e atual Miss Brasil Letícia Frota.
Teresina - PI, de 24 a 27, oficina com agentes de saúde, atividades de campo, distribuição de informações sobre a doença e reuniões estratégicas. Com a presença de Faustino Pinto.
Betim - MG, 28 , Concerto Contra o Preconceito, lançamento do livro "A Rosa e o Machado, memórias de um brasileiro excluído" e debates sobre a Hanseníase no Brasil. Com a presença de Faustino Pinto.
Maceió - AL, de 02 a 29, diversas atividades: Educação em Saúde, palestras, rodas de conversa e panfletagem em várias UBS e centros de saúde. Com a presença de Faustino Pinto.
Marituba - PA, 31, 3º Encontro Estadual dos Filhos Separados e 2º Encontro Estadual do Morhan Pará.
Internacional - ILEP - Workshop sobre Capacitação de Organizações, participação de Faustino Pinto, durante o mês de janeiro.
Internacional - Fundação Sasakawa de Saúde - Global Appeal 2024, 28, participação de Faustino Pinto.
Para mais informações e para se inscrever como voluntário/a, contate o Morhan pelo ZapHansen: (21) 97912-0108
Manual de sobrevivência dos pais em férias escolares
Coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo dá dicas para brincar com os filhos promovendo o desenvolvimento e diversão
Campus seleciona professores substitutos nas áreas de Medicina Veterinária, Filosofia e Artes
O vencimento básico pode chegar a R$ 6.356,02 para os que tiverem doutorado no contrato de trabalho de 40h, além dos auxílios transporte, alimentação e pré-escola
Comece o ano fazendo o bem: conheça três instituições que recrutam voluntários para 2024
Unibes, Instituto CEJAM e Aldeias Infantis SOS desempenham funções em diferentes áreas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook