Jefferson Freitas encerra duas gestões consecutivas com a maior participação da Classe e vitórias para a advocacia
A atual Diretoria da Subseção de Ji-Paraná atingiu importantes marcos durante esta gestão
Foram dois triênios consecutivos – 2019/2021 e 2022/2024 – em que o advogado Jefferson Freitas liderou a advocacia de Ji-Paraná. Gestões essas marcadas por inúmeras conquistas e um trabalho árduo em prol da advocacia e principalmente para a sociedade.
A atual Diretoria da Subseção de Ji-Paraná atingiu importantes marcos durante esta gestão.
Como, por exemplo, as reuniões semanais dos membros da Diretoria, que ocorreram em média 30 vezes por ano, abordando os mais diversos temas de interesse da classe. Uma gestão descentralizada, participativa e transparente, com forte planejamento, organização e decisões sempre tomadas de forma colegiada.
Destaca-se, também, a criação de 24 comissões temáticas, com a participação de mais de 200 advogados, abordando áreas variadas como: mulher advogada, jovem advogado, prerrogativas, fiscalização do exercício profissional, ação social, acompanhamento legislativo, defesa da criança e do adolescente, ensino jurídico, assuntos tributários, comissão do clube da OAB, direito previdenciário, direitos humanos, direitos das pessoas com deficiência, direito médico, defesa dos direitos dos povos indígenas, entre outras.
Outra conquista importante foi a atuação forte e visível da gestão perante a sociedade, sempre com representantes da Subseção presentes nos eventos relevantes. Pela primeira vez, a Subseção participou das últimas duas edições do Rondônia Rural Show, apresentando à sociedade os projetos oferecidos pela Ordem por meio de suas comissões temáticas.
Esta Diretoria foi pioneira ao promover um debate político entre os pré-candidatos, tanto na eleição de 2020 quanto nas últimas eleições municipais realizada no auditório da Subseção, fundamental para o fortalecimento da democracia e do processo eleitoral municipal.
A gestão também se destacou pelo trabalho social, realizando diversas campanhas de arrecadação de alimentos, materiais de limpeza, roupas, livros, brinquedos, sempre próxima das instituições beneficentes do município, e pela implementação do projeto “Geladeira Solidária” na Subseção que foi classificada no prêmio nacional Innovare e ficou em 1º lugar em boas práticas cooperativas sociais nacional pela SICOOB.
A Subseção estabeleceu importantes parcerias com diversos segmentos municipais, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASF), a Junta de Recursos Fiscais do Município de Ji-Paraná, o Conselho de Campus – CONSEC-JP (UNIR), o Conselho Municipal de Saúde de Ji-Paraná, entre outros.
No aspecto estrutural, a gestão foi responsável pela construção de parlatórios climatizados nos presídios de Ji-Paraná também foi uma importante ação, bem como, uma sala da OAB na Unisp, garantindo um ambiente digno para os advogados conversarem com seus clientes.
Durante esta gestão, também foi inaugurada a fachada do Clube da OAB, com a construção de uma casa para o caseiro e a pintura do salão de festas. Além disso, foram construídas duas quadras de areia para vôlei e beach tennis, com a realização de duas edições dos Jogos da Advocacia, reunindo mais de 200 atletas (masculinos e femininos) de praticamente todas as subseções, incluindo equipes da capital. Esse foi um momento de integração social e esportiva entre advogados e familiares.
A gestão promoveu inúmeras reuniões com juízes da Justiça Federal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO, para tratar de reclamações da classe sobre a demora na análise de tutelas antecipadas de urgência, expedição de RPV´s, falta de juízes e, principalmente, sobre a morosidade processual. Também foram realizadas reuniões com os magistrados estaduais para discutir questões como a morosidade processual, gratuidade da justiça, justiça rápida, demanda predatória, CPE, entre outras demandas.
Uma gestão que se preocupou em valorizar seus colaboradores, em especial, a colaboradora Priscila, que já possui mais de 17 anos de serviços prestados à nossa Subseção.
Pela primeira vez, foi realizada no Clube da OAB, a tradicional festa junina, o “Arraiá da Advocacia”, que já está em sua terceira edição.
A valorização da mulher advogada também foi um marco importante da gestão, visando enaltecer e valorizar a mulher advogada, suas prerrogativas, a paridade de gênero nos espaços de poder, o enfrentamento à violência doméstica e os direitos humanos aplicados às mulheres encarceradas, com eventos como a comemoração do Dia das Mães, o Dia da Mulher Advogada, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa (com mais de 700 inscritos).
Gostaríamos muito de destacar todos os projetos de cada comissão temática, mas não teríamos espaço suficiente nesta publicação, mas todos puderam acompanhar através das redes sociais.
Outro avanço importante foi a implementação de uma sala equipada para que os advogados possam realizar uma excelente Sustentação Oral, com todos os recursos necessários para o atual cenário de sessões virtuais nos tribunais.
A gestão também se destacou pela inauguração da Sala de Reuniões, um espaço adequado para atender às necessidades da classe, com ambientes apropriados para reuniões da Diretoria, das Comissões Temáticas, além de receber melhor as autoridades. Por fim, foi inaugurada a reforma do auditório, oferecendo um ambiente mais confortável para cursos, reuniões e palestras.
“O maior legado que esta Diretoria deixará será muito mais do que investimentos em infraestrutura; será, sobretudo, a transformação da mentalidade dos colegas advogados em relação à importância de participarem, de maneira direta ou indireta, dos eventos da OAB. Dessa forma, conseguiremos construir uma classe mais forte e unida, além de consolidar o enorme respeito que a Subseção conquistou junto às instituições e autoridades locais.”
Detran-RO orienta condutores sobre passo a passo para renovação da CNH
O processo de renovação se faz necessário sempre que o documento estiver com a validade vencida
Rondônia obtém resultados de investimentos em segurança e reduz criminalidade em 2024
Rondônia encerrou 2024 com resultados expressivos na segurança pública. Em comparação a 2023, houve uma redução de 75% nos casos de feminicídios, 28% em furtos, 38% nos roubos e 32%, nos casos de estupro
Decoração 'Natal de Luz' no Palácio Rio Madeira estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro
A iluminação especial do Palácio Rio Madeira, Natal de Luz, estará disponível para visitação até o dia 11 de janeiro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook