Laboratório de Patologia e Análises Clínicas prevê ampliar exames laboratoriais com aquisição de equipamentos automatizados em Rondônia

Com os aparelhos, o laboratório terá a capacidade de realizar 720 testes por hora, o dobro do que realizava antes

Ludmary Nascimento Fotos: Frank Néry Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 30 de março de 2022 às 18:42
Laboratório de Patologia e Análises Clínicas prevê ampliar exames laboratoriais com aquisição de equipamentos automatizados em Rondônia

Os novos equipamentos ampliarão os atendimentos no laboratório

 

Com mais de 5,3 milhões de exames realizados nos últimos três anos, o Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) recebeu do Governo de Rondônia, novos equipamentos para ampliar os exames feitos na clínica. O laboratório funciona ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro, na Avenida Jorge Teixeira, anexo à Policlínica Oswaldo Cruz. 

O Lepac agora contará com equipamentos automatizados, sendo: dois bioquímicos; dois equipamentos de imunologia e um equipamento de coagulação. Tendo como resultado a capacidade de realizar mais de 720 testes por hora, o dobro do que realizava antes.

Com a automação laboratorial será possível transformar processos que até então eram realizados de forma manual em processos automatizados. Consequentemente, terá o aumento da produtividade, uma vez que um sistema robotizado consegue realizar em menos tempo aquilo que anteriormente era feito pelo operador. 

Além desses equipamentos, a unidade fez a aquisição dos aparelhos de tipagem sanguínea e urinálise. A tipagem fará a coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Já a urinálise  proporcionará agilidade e precisão nos testes de urina.

Segundo o diretor e farmacêutico bioquímico Paulo Giroldi, na região Norte brasileira, os equipamentos do Lepac são de “primeira qualidade”, não existindo similares em redes públicas. 

“Estamos com uma plataforma de primeira mão. A tecnológica que tem nos Estado Unidos, agora tem na nossa região, mais especificamente em Porto Velho, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”

RAPIDEZ

Em três anos a unidade realizou mais de 5,3 mi de exames

Com o avanço, o Lepac poderá liberar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em duas horas ou até quatro horas. Já para os pacientes ambulatoriais, a coleta será feita pela  manhã, com o resultado pronto pela parte da tarde, onde a pessoa terá acesso pelo aplicativo Visual Hospub. 

A plataforma ‘Visual Hospub’ é um sistema de gestão hospitalar que oferece descrição detalhada de pacientes. Além de facilitar o acesso para o usuário, a ferramenta garante otimização, rapidez nos laudos e exames, ampla visão do médico em relação ao paciente, redução de custos, proximidade com o paciente, sustentabilidade e facilidade nos resultados.

EXAMES REALIZADOS 

Em 2019 a unidade atendeu  100 mil pacientes e realizou 1.262.00 exames. Em 2020, por causa da pandemia, houve queda no número de pacientes atendidos, sendo  86 mil pacientes e 1.475.000 exames. Em 2021, com a quedas dos casos e abertura de serviços, 146 mil pacientes e 2.662.000 exames foram efetuados, totalizando 332 mil pessoas atendidas e 5.399.000 milhões de exames realizados. 

Entre os principais exames, destacam-se: Hepáticos; Renais; Marcadores Cardiacos; Lipemicos; IONS, Drogas de Abuso e Terapeuticas; Monitoramento Diabetes, Perfil Reumático; Vitaminas (D / B12) dentre outros exames; Diversos exames sorológicos: (Hepatites; HIV; HTLV; Rubeola, Toxoplasmose, dentre outros), Exames Hormonais Tireoideanos e de Fertilidade; Diversos Marcadores Tumorais; Exames Hematologicos e de Coagulação; Exames de Autoimunidade e Alergenos específicos; Bioquímica urinária.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook