Lei que impede nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha é constitucional
Decisão do ministro Edson Fachin ocorreu em recurso que envolve norma de Valinhos (SP)
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu provimento a um Recurso Extraordinário (RE 1308883) para reconhecer a constitucionalidade de lei do município de Valinhos (SP) que impede a administração pública de nomear pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) para cargos públicos.
O recurso, de autoria da Câmara Municipal de Valinhos e do Ministério Público paulista, questionava decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que considerou a norma inconstitucional. Segundo o TJ-SP, a Lei municipal 5.849/2019 teria violado o princípio da separação de Poderes, pois a competência para a iniciativa de lei sobre regime jurídico dos servidores é reservada ao chefe do Poder Executivo.
Regra de moralidade
Para Fachin, no entanto, não é disso que trata a lei municipal questionada, que impôs regra geral de moralidade administrativa, com o objetivo de atender os princípios previstos na Constituição Federal (caput do artigo 37).
O ministro citou, ainda, jurisprudência do STF (RE 570392) segundo a qual não é privativa do chefe do Poder Executivo a competência para a iniciativa legislativa de lei sobre nepotismo na administração pública. Nesse ponto, lembrou posicionamento anterior da ministra Cármen Lúcia no sentido de que leis com esse conteúdo dão concretude aos princípios da moralidade e da impessoalidade.
Leia a íntegra da decisão.
-
Processo relacionado: RE 1308883
162 advogados são imunizados contra gripe H1N1 em três municípios de Rondônia
A vacinação aconteceu nesta segunda-feira (19) e segue durante toda essa semana no interior do estado
O DIA NA HISTÓRIA - 20 DE ABRIL!
Em 1944 - O governador Aluízio Ferreira assina o Decreto 14, criando o Serviço de Navegação do Madeira
Covid-19: Rondônia com 205.207 casos e 4.854 mortes; Porto Velho registrou 26 mortes nas últimas 24h
Nesta segunda-feira (19) foram registrados 53 óbitos por covid-19 em Rondônia, desses, 26 foram em Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook