Lula calou quem dizia que ele estava fora do páreo
"A Globo foi a primeira a saber da alta", escreve Alex Solnik
Lula em entrevista a Sônia Bridi (Foto: Reprodução/TV Globo)
A alta estava prevista para segunda-feira, mas, para surpresa de quase todos, Lula foi liberado domingo às 11 da manhã.
Só não foi surpresa para a Globo que, a essa hora, já tinha um cenário montado no próprio hospital e uma repórter de Brasília para fazer a matéria.
Essa “agilidade” só foi possível porque alguém avisou a Globo, na véspera, que a alta tinha sido antecipada e negociou a matéria quentíssima.
Isto é, a Globo foi a primeira e única a ter essa informação exclusiva, que só pode ter partido de dentro do hospital, e de dentro do governo.
A outra possibilidade é a alta ter sido antecipada justamente para dar tempo de entrar no “Fantástico”.
É evidente que as outras emissoras ficaram putas, se sentiram alijadas do processo, passadas para trás, mas o fato é que nenhuma delas tem um programa de tanta audiência e repercussão nacional quanto o “Fantástico”.
E Lula precisava desmontar logo, de uma vez por todas, as mentiras cabeludas que circulam no mundo virtual desde sua internação, seja sobre a sua saúde, seja sobre a reeleição.
Ninguém obrigou o presidente a dar uma entrevista à Globo, ela só aconteceu por decisão dele e permissão da equipe médica.
O erro foi não ter exigido que fosse ao vivo.
Por isso, a Globo ficou à vontade para contestar, na edição, duas afirmações de Lula, quanto à sua presunção de inocência ao ser preso e sobre os juros altos.
Mas o objetivo principal foi alcançado.
Lula calou quem dizia que ele estava fora do páreo de 2026.
Alex Solnik
Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"
2673 artigos
Lula no Fantástico e a Síndrome de Estocolmo
"Lula deu uma arriscada entrevista para a rede monopolista e inimiga da verdade, a Globo, na sua decadente revista de domingo, o Fantástico", diz Arnóbio
Áudio de Nardes é chave para apurar elo de ruralistas com Braga Netto
"Nardes sugeriu ter ciência de planos criminosos, incluindo o assassinato de Lula, Alckmin e Moraes, por tiros ou envenenamento", diz Jeferson Miola
Globo e o fantástico jeitinho de ferrar com Lula
"Ao colocar no ar uma matéria contestando a afirmativa do presidente, foi negado a Lula o direito de resposta", escreve Florestan Fernandes Jr.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook