Lula faz homenagem póstuma a Bruno Pereira e Dom Phillips
Ordem de Rio Branco também foi concedida a personalidades e diplomatas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou com a Ordem de Rio Branco personalidades e diplomatas nesta terça-feira (21). Entre as personalidades brasileiras e estrangeiras que receberam a honraria, estão chefes de Estado, ministros, artistas, escritores e homenageados póstumos como as cantoras Gal Costa, Elza Soares, Rita Lee, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips. Com atuação marcante na defesa dos povos indígenas, Bruno e Dom foram assassinados em junho de 2022, no Vale do Javari, na floresta amazônica.
Criada em 1963, a Ordem de Rio Branco é concedida a quem presta serviços ao país ou tem méritos por feitos excepcionais.
Publicidade
Os agraciados são classificados nos quadros ordinário, com vagas limitadas onde constam nomes de funcionários ativos da carreira diplomática, e suplementar, constituído por aposentados da carreira diplomática e as demais pessoas físicas ou jurídicas que venham receber as insígnias da ordem.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também condecorou ministros e autoridades, no Palácio do Itamaraty. Brasília - DF. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Cada quadro tem cinco graus de honraria: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Também podem receber insígnias as corporações militares e instituições civis, sem atribuição de graus.
Os homenageados precisam ter o nome aprovado pelo Conselho da Ordem do Rio Banco, que também é responsável por executar o regulamento da condecoração e, até mesmo, suspender o uso da insígnia em casos de atos que venham ferir a dignidade nacional.
O colegiado é formado pelo presidente da República, que é membro Grão-Mestre; o ministro das Relações Exteriores, membro chanceler, além dos membros conselheiros ministro-chefe da Casa Civil, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional e secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores. Exerce ainda a função de secretário do Conselho o chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores.
Este ano, além dos agraciados póstumos, também receberam a insígnia da Cruz de Quatro Braços e Oito Pontas, no grau Grã-Cruz, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben; a primeira-dama Janja Lula da Silva e o ativista indígena Raoni Metuktire. No grau Grande Oficial, o cantor Chico César, o padre Júlio Lancellotti e a escritora Conceição Evaristo.
A lista completa dos agraciados está em decretos publicados no Diário Oficial da União.
DEPUTADO LUCIO MOSQUINI REÚNE COM IFRO PARA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA EM JARU
Mosquini defende a ideia da criação de um polo estudantil para ajudar na educação de qualidade para os estudantes de Jaru e toda região central
Vereador Everaldo Fogaça participa de Consulta Pública para regulamentação fundiária no distrito de Vista Alegre do Abunã
O vereador elogiou os esforços da administração municipal em regularizar todos os distritos da capital
Confúcio Moura anuncia mais investimentos em parceria com o IFRO
Inicialmente, o projeto receberá o montante de R$ 5,2 milhões, provenientes de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook